Conferência do PCdoB/Fortaleza debaterá projeto eleitoral de 2012

O PCdoB de Fortaleza realiza neste final de semana ( 24 e 25/09) sua XV Conferência Municipal. Convocado no início de junho deste ano, o processo já reuniu milhares de comunistas para debater os próximos desafios do PCdoB na capital, onde o partido planeja lançar uma candidatura para disputar a Prefeitura em 2012. O encontro também elegerá o novo Comitê Municipal e os delegados à Conferência Estadual, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro.

Faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2012, o PCdoB realiza sua XV Conferência Municipal em Fortaleza. É neste processo que os militantes debatem seus desafios para os próximos dois anos. Nos encontros que antecederam a plenária do próximo final de semana um dos temas centrais do debate foi o projeto eleitoral do Partido para a capital.

Ao longo do processo de Conferência, o debate sobre a proposta de lançar candidatura própria para disputar a Prefeitura de Fortaleza deixou a militância empolgada. O PCdoB avalia ter legitimidade para administrar a 5ª maior capital do país por ter uma trajetória de luta junto aos movimentos sociais e às forças políticas aliadas.

Luis Carlos Paes, Presidente do Comitê Municipal de Fortaleza, destaca a grande unidade partidária estabelecida na discussão acerca das eleições de 2012. “Em Fortaleza, o Partido em peso apoia a ideia de construirmos um projeto ousado para 2012 que implica no lançamento de uma candidatura própria a Prefeitura de Fortaleza”, ratifica.

O dirigente reforça que este não será um projeto apenas do PCdoB. “Pretendemos construí-lo de forma ampla, com a participação de outras forças democráticas e progressistas de nossa cidade e com todos aqueles que queiram uma Fortaleza mais moderna, justa e humana”.

Números

Em Fortaleza, durante o processo de Conferência, foram realizadas 91 assembleias de base, quatro reuniões de coletivos e uma plenária de filiados que mobilizaram cerca de 2 mil filiados do Partido. Também foram realizadas onze conferências de comitês auxiliares nas mais diversas regiões, categorias de trabalhadores por ramo de atividade e universidades.

Sobre as Conferências

Os comunistas exaltam o processo de Conferências e consideram este um período extremamente importante para o PCdoB. “Ele é o ápice da democracia partidária, fase em que todos debatem o projeto político do Partido e escolhem suas novas direções municipais”, avalia Abel Rodrigues, Secretário Estadual de Organização do PCdoB/CE. O dirigente destaca que os encontros acontecem a cada dois anos, o que acaba possibilitando um debate mais aprofundado sobre a realidade de cada cidade, cada uma com suas características e peculiaridades.

Durante o processo, a militância comunista fez um balanço das atividades, avanços e debilidades, aprovou metas políticas e organizativas para os próximos dois anos e elegeu as novas direções partidárias. “Registro o intenso debate acerca do enfrentamento da crise econômica mundial e a necessidade de medidas corajosas que reduzam os seus impactos no Brasil. Com a crise surgem também oportunidades que podem ser aproveitadas visando a implementação de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento”, avalia Luis Carlos Paes. “Conscientes da necessidade desse projeto, verificou-se que, apesar do crescimento e dos êxitos recentes, o Partido precisa ampliar a sua influência nos mais diversos segmentos da sociedade, contribuir ainda mais com a organização e as lutas do povo trabalhador e dos movimentos sociais, de uma maneira geral”, acrescenta o comunista.

Homenagens

Durante o ato político que será realizado na abertura da Conferência, serão homenageados dois comunistas que faleceram recentemente: Francisco Monteiro (Chico Passeata) e Victor Ribeiro. “Podemos dizer que foram dois lutadores de primeira linha. Chico, desde jovem, engajou-se nas lutas em defesa da liberdade. Como médico foi um defensor intransigente do Sistema Único de Saúde (SUS). Seu Victor, com 89 anos não abandonava seu posto de combate em defesa das comunidades do grande José Walter e também um defensor ardoroso do SUS. É uma justa homenagem que faremos a dois exemplos de vida seja no campo da luta política e social seja no campo das relações pessoais e familiares”, ratifica.

Serviço

Confererência Municipal do PCdoB em Fortaleza

Data: 24 e 25 de setembro
Local: Auditório do IFET-CE (Av. 13 de Maio, 2081 – Benfica)

Programação

Sábado (24/09)

8h – Credenciamento delegados (as), aprovação do Regimento Interno e eleição da Mesa Diretora;
10h – Ato político de abertura;
12h – Almoço;
14h – Intervenção do Presidente Municipal do PCdoB, Luis Carlos Paes;
15h – Intervenções dos (as) delegados (as);
18h30 – Encerramento

Domingo (25/09)

8h – Apresentação das propostas de resolução e votação;
10h – Apresentação e discussão da proposta da Direção Municipal e de delegados (as) à XX Conferência Estadual
11h30 – Eleição da Direção e dos delegados (as)
13h – Apresentação do resultado eleitoral e encerramento

De Fortaleza,
Carolina Campos

Leia também:
Presidente do PCdoB/Fortaleza avalia processo de Conferências