Sem categoria

Putin vai disputar Presidência da Rússia em 2012

Considerado por muitos o verdadeiro governante da Rússia, o atual primeiro-ministro, Vladimir Putin, poderá voltar à Presidência. Putin recebeu neste sábado (24) a indicação de seu partido para disputar o cargo nas próximas eleições, em 2012. O congresso do Rússia Unida (RU) também aprovou sua proposta de que o atual presidente, Dmitri Medvedev, encabece a lista da legenda nas eleições parlamentares de dezembro para ficar com seu cargo de primeiro-ministro.

Premier desde 2008, depois de ser presidente por oito anos, Putin manteve grande influência sobre a atuação de Medvedev, visto por alguns apenas como marionete. Muitos russos veem em Putin, ex-diretor da KGB, o homem forte necessário para lidar com problemas do país, como a corrupção, a insurgência islâmica e a desigualdade econômica.

A eleição presidencial, prevista para 4 de março, será precedida pela parlamentar, em 4 de dezembro, quando o partido dos dois líderes tentará manter o controle do Parlamento, onde atualmente tem 312 dos 450 assentos.

Mudanças constitucionais que estenderam o mandato presidencial de quatro para seis anos começam a vigorar em 2012. Isso significa que, caso seja eleito para novos dois mandatos, Putin poderá ficar no poder até 2024. Somados, seus anos no cargo chegariam a 20 ao final do segundo período como presidente.

Medvedev e seu premier se mostraram unidos, mas assessores do atual presidente ficaram desapontados com a decisão do partido de não dar a ele a chance de concorrer a um segundo mandato. O congresso, no entanto, aprovou o troca-troca sem oposição aparente. A indicação de Medvedev foi sugerida por Putin, que depois foi indicado pelo aliado para disputar a Presidência.

Fonte: O Globo