Sem categoria

Cresce consumo de produtos piratas

Pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) aponta aumento no consumo de produtos piratas. Desde que o levantamento teve início em 2006, esta a primeira edição em que mais da metade dos brasileiros (52%) assume ter comprado produtos falsificados.

Entre os principais responsáveis por esse crescimento estão os consumidores das classes A e B. Em 2010, eles representavam 47% dos consumidores e hoje alcançam o percentual de 57%. As classes D e E também contribuíram para o aumento, passando de 39% para 44%. Já na faixa pertencente à classe C, houve redução de 1%.

As principais justificativas da população para a compra de produtos falsificados está no preço, na facilidade do acesso e na disponibilidade de obter o produto pirata antes do original.

Entre os produtos piratas mais consumidos pelos brasileiros estão os CDs e DVDs; brinquedos, roupas, óculos, relógios, calçados e bolsas, programas de computador e equipamentos eletrônicos.

Fonte: Abióptica