Pernambuco: PCdoB comemora filiação do médico Aurélio Molina

A filiação do médico Aurélio Molina da Costa marcou os comunistas presentes à rodada de domingo (25) da 17ª Conferência Estadual do PCdoB em Pernambuco, que saudaram o novo quadro com aplausos e o tradicional “grito de guerra”. Com a assinatura da ficha de adesão ao Partido, Molina consolidou os 27 anos de amizade e respeito pelas ideias e por filiados e dirigentes da legenda.

Trata-se de mais um reforço para o PCdoB no momento em que o Partido dá ênfase ao seu processo de expansão e de renovação de suas fileiras.

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, destacou a importância da filiação de Molina. “A filiação de uma pessoa destacada, influente na sociedade pernambucana e na Academia, que é um local estratégico para o PCdoB, é um prêmio. São filiações de pessoas como Molina, mas para além da emoção – a emoção é decorrente dessa convicção – obviamente tem um ganho concreto e efetivo. Ao mesmo tempo nós estamos nos sentindo confortáveis em dizer que você também vai ganhar muito. O PCdoB é uma escola, é uma escola para vida, nos ajuda a viver melhor e vivendo melhor também ajuda o povo”, disse Marcelino ao saudar o novo quadro.

“Além disso, o PCdoB é um partido que não tem dono, é um partido que não tem chefes no sentido tradicional do termo”, destacou o dirigente, lembrando uma característica marcante do Partido, a construção coletiva das ideias. “Creio que poucos partidos do Brasil hoje faz um tipo de conferencia como esta, onde a militância passa dois dias reunida e ao mesmo tempo temos um respeito muito grande pois estamos no processo de elaboração, de trabalho coletivo, onde estamos aprimorando nosso ponto de vista, que vai nos municiar nossa ação”, ressaltou o também dirigente comunista.

O velho é o novo

“Sem abrir mão de suas bandeiras históricas, o PCdoB é um partido que se renova e dá um show de democracia. O velho é o novo nesse momento político, o velho é a vanguarda. Isso é espetacular”, disse Molina, emocionado, ao saudar os presentes. O novo filiado lembrou a trajetória do que chamou “namoro” com o Partido.

“Começou há muito tempo atrás, quando militava no movimento estudantil no Rio de Janeiro, nos tempos de chumbo. Vim para Pernambuco e participei da campanha de (Miguel) Arraes. Aí passei a ter respeito e admiração muito grande pelo PCdoB, pela prática, coerência, responsabilidade e pela visão histórica. Isso me marcou muito e comecei a me enamorar pelo Partido e por sua militância e foram vários os militantes que me inspiraram”, afirmou Molina.

‘Eu quero expressar o respeito e admiração que eu tenho por esses militantes do PCdoB e alguns com quem tive uma aproximação maior viraram verdadeiros gurus intelectuais e políticos para mim. Mesmo que eu fosse apenas um simpatizante do Partido, mas essas figuras serão para mim uma referência. Eu parava para ouvir o que elas falavam, ia para casa e refletia sobre a estratégia e a prática, porque as palavras invocam, mas o exemplo arrasta”, disse ainda o novo comunista, destacando a importância de nomes como o do presidente do Comitê Estadual, Alanir Cardoso, que abonou a ficha de filiação; deputado estadual Luciano Siqueira; Paulo Dantas, Renildo Calheiros, prefeito de Olinda; secretário estadual de Ciência e Tecnologia (Sectec), Marcelino Granja; do secretário executivo da Sectec, Luciano Moura; o secretário de C&T da Prefeitura do Recife, José Bertotti; e da deputada federal Luciana Santos.

Aurélio Molina

Aurélio Molina da Costa é médico com PhD em Planejamento Familiar pela University of Leeds, da Inglaterra. Ocupou os cargos de secretário executivo de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Recife (2007/2008); de diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital (2008//2010) e de secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Pernambuco (/2010/2011).

Atualmente ocupa o cargo de secretário executivo de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco e coordena o projeto Somos Todos Cientistas, que tem como objetivo a divulgação e popularização do espírito científico e a inclusão científica. É autor dos livros Contribuição ao Conhecimento, A Ética, a Bioética e o Humanismo na Pesquisa Científica, Iniciação em Pesquisa Científica, Bioética e Humanismo: Vivências e Reflexões.

Fonte Site de Luciano Siqueira