5° Encontro de Jornalistas em Assessoria de Comunicação

“A Liberdade de Expressão e o Jornalismo em Assessoria de Imprensa“ é o tema do 5º Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (Eejac) que reunirá estudantes de jornalismo e profissionais do segmento de assessoria no dia 1º de outubro. Este primeiro painel terá como palestrante o sociólogo e jornalista Laurindo Leal Filho, professor de Jornalismo da USP e da Cásper Líbero.

O objetivo do Sindicato dos Jornalistas é retomar a organização dos profissionais do setor, também no interior, e definir um plano de ação específico para os jornalistas que trabalham em assessoria de comunicação, definindo estratégias de ação e atividades de qualificação. “Temos obrigação de olhar para esse segmento do jornalismo que reúne hoje mais profissionais do que aqueles que ocupam as redações. São jornalistas que também enfrentam dificuldades nas condições de trabalho e também nos salários. É um mercado que precisa ser incorporado às ações do Sindicato”, ressalta a presidente do SinjoPE, Cláudia Eloi.

O encontro estadual terá vagas limitadas (200) que serão preenchidas prioritariamente por jornalistas profissionais que trabalham em assessoria de comunicação (associados ou não), jornalistas profissionais de outras áreas (associados ou não), estudantes de jornalismo pré-sindicalizados, e estudantes de jornalismo (não pré-sindicalizados). Para esses não será cobrada taxa de inscrição, mas apenas a doação de livros que o SinjoPE repassará a bibliotecas públicas ou geridas por ONGs. Por fim, na ordem de prioridade de inscrição, estarão profissionais e estudantes de outros segmentos. Para estes será cobrada uma taxa de R$ 70,00 e R$ 30,00 respectivamente.

O evento segue o mesmo tema do Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (Enjac) que acontecerá entre os dias 13 e 15 de outubro, em Natal. O Eejac terá quatro palestras seguidas de debates. A primeira com o tema central e as outras três: “Assessoria de Imprensa: Uma atividade Jornalística em Expansão”, “Assessoria de Imprensa Pública, Privada e Sindical – Mercados Diferentes a Regular”, “Mídia Training e Novas Tecnologias na Assessoria de Imprensa”. De acordo com a programação do evento, após as palestras e debates, haverá a realização de Plenária onde deverá ocorrer a definição de propostas e eleição da delegação de Pernambuco ao XVIII Enjac. De acordo com o estatuto da Fenaj, a delegação que representará oficialmente o SinjoPE será composta por cinco pessoas.

Confira a programação completa do encontro:


30/09 (Sexta-Feira)
19h – Coquetel de Abertura
Atração Cultural (a definir)
Local: Torre Malakoff

01/10 (Sábado)
Local: Hotel Jangadeiro

08h30 – Credenciamento
09h00 – Aprovação de Regimento
09h30 – “A Liberdade de Expressão e o Jornalismo em Assessoria de Imprensa”
09h40 – Laurindo Lauro Leal
10h00 – Ana Veloso
Mediador: Ricardo Mello
10h20 – Debates/Perguntas/ Propostas

10h40 – “Assessoria de Imprensa: Uma atividade Jornalística em Expansão”
10h50 – Eliane Sobral
11h10 – Paulo Emílio
Mediador: Carlos Moraes
11h30 – Debates/Perguntas/ Propostas

12h00 – Intervalo: almoço no hotel

13h30 – “Assessoria de Imprensa Pública, Privada e Sindical – Mercados Diferentes a Regular”
13h40 – Lisiane Morosini
14h00 – Wedja Gouveia e Ana Cristina Lima (Abracom)
Mediador: Osnaldo Moraes
14h20 – Debates/Perguntas/ Propostas

14h50 – “Mídia Training e Novas Tecnologias na Assessoria de Imprensa”
15h00 – Márcio Ferreira
15h20 – Cecília Almeida
Mediador: Andréa Trigueiro
15h40 – Debates/Perguntas/ Propostas
16h40 – Plenária
Votação de Propostas
Assembléia Geral Ordinária (AGO) – Eleição de Delegadas(os)
Carta do Recife