Mídia: Debate lançará livro “Cidadania e cultura digital”

A obra trata do encontro da comunicação feita pelos movimentos sociais e populares com as tecnologias da informação e comunicação. A experiência de comunicação desenvolvidas no bairro Ellery é retratada em dois artigos.

A coletânea Cidadania e Cultura Digital – Apropriações populares da Internet, organizada pelas pesquisadoras Catarina Oliveira e Márcia Vidal, trata de um encontro singular: o da comunicação feita pelos movimentos sociais e populares com as tecnologias da informação e comunicação, especialmente a Internet. Encontro que se reveste de singularidade da não adesão dos autores aqui reunidos à tão em voga retórica da novidade, que, por um lado, nos seduz à crença de que nossa época define-se pela presença e impacto inigualáveis das tecnologias na vida social e, por outro lado, nos impele a acreditar que a chamada sociedade da informação inaugura a incursão dos movimentos sociais e populares no universo das tecnologias da comunicação.

O livro será lançado nesta quarta-feira, dia 5 de outubro, às 18h30. Na ocasião, haverá a realização do debate sobre Comunicação Digital, Apropriações e Juventude, no teatro Rachel de Queiroz (no prédio novo da Psicologia), no campus do Benfica, com a participação das pesquisadoras Glória Diógenes, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC e da professora Deisimer Gorczevski, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC e moderação de Catarina Oliveira. O debate é uma promoção do grupo de estudos Mídia, Cultura e Política, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC.

Textos e autores que compõem a obra

– Bruno Fuser: Sociedade em rede, inclusão digital e cidadania cultural;

– Carmen Gómez Mont: Radio, redes y migrantes indígenas: las potencialidades de Internet puestas a prueba;

– Catarina Oliveira: O jogo da comunicação: quando os movimentos sociais pautam a informação na mídia comercial;

– Zoraia Nunes: Do espetáculo à mídia digital na periferia de Fortaleza;

– Cláudia Regina Lahni e Ana Maria Vieira Monteiro: Revolução das palavras: um estudo de rádios zapatistas;

– Juciano de Sousa Lacerda: Vivências midiáticas digitais nos telecentros comunitários dos projetos Paranavegar e Faróis do Saber;

– Márcia Vidal: Cultura, cidadania e novas tecnologias: novas relações sociais;

– Ana Cesaltina Barbosa Marques: Interações comunicativas como vetores de um territórioentre o concreto e o virtual;

– Denise Cogo e Liliane Dutra Brignol: Redes sociais e usos da Internet e cidadania das migrações transnacionais.

Com 220 páginas, o livro Cidadania e cultura digital – Apropriações populares da Internet, pode ser comprado nas versões impressa (R$ 35,00) e eletrônica (R$ 17,50) no site da Editora e-papers, AQUI !

Conheça mais sobre os/as autores/as do livro, AQUI !

Fonte: Sítio do Bairro Ellery (com informações do Grupo de estudos Mídia, Cultura e Política da UFC)