PCdoB-MS elege nova direção estadual em sua maior Conferência

Na tarde do último sábado (1º/10), o PCdoB de Mato Grosso do Sul realizou sua maior conferência no estado. Cerca de 80 delegados representaram mais de 500 militantes reunidos em 22 conferências municipais. O senador Delcídio Amaral (PT), o ex-senador Valter Pereira, Liège Rocha, dirigente nacional do PCdoB, e Ricardo Fróes, presidente da CTB/MS, participaram da abertura. O sociólogo Moacir Abreu foi reeleito presidente estadual do Partido.

O presidente Moacir Abreu avalia que a conferência marcou uma nova etapa na vida do partido no estado, de crescimento mais acentuado e de qualificação do debate sobre os rumos de Mato Grosso do Sul. “A Conferência debateu as transformações econômicas e sociais do estado, assim como o novo quadro político que vai se configurando, apontando um esforço por construir um PCdoB forte para influenciar politicamente a luta por um projeto estadual de desenvolvimento sustentável social e ambientalmente”.

Sobre a participação do PCdoB nas eleições municipais de 2012, Moacir Abreu afirma que será a maior mobilização eleitoral do partido da história, em quantidade de candidatos e de municípios. “Nossa meta central é eleger vereadores na capital e nos municípios, e pela primeira vez temos pré-candidatos próprios a prefeito, como em Ivinhema e Amambai, não se descartando inclusive candidatura própria na capital”. Os comunistas sul-mato-grossenses pretendem acumular forças para conquistar vagas na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal em 2014.

Segundo o presidente estadual, a nova direção eleita foi ampliada e se configurou mais diversificada com maior presença de militantes do interior do estado, de mulheres, jovens e trabalhadores sindicalistas. Os delegados eleitos nas Conferências Municipais elegeram os 32 novos dirigentes estaduais do PCdoB em votação secreta.

João Guimarães Sobrinho, membro da Comissão Nacional de Organização do PCdoB, acompanhou os debates sobre a estruturação partidária. O plano de estruturação contém metas de ampliação da força eleitoral, da inserção social e da influência do pensamento do PCdoB sobre o estado na sociedade sul-mato-grossense, principalmente entre os trabalhadores, a população empobrecida, a juventude e a intelectualidade.

Os comunistas pretendem dobrar o número de filiados até as eleições de 2012 e também ampliar e consolidar sua presença nos municípios, além de empreender um esforço para inserir os filiados nas Organizações de Base do partido e capacitá-los com cursos de formação, como o novo Curso do Programa Socialista, que será apresentado a todos os militantes do PCdoB em todos os municípios.