Greve dos bancários: Mais de 300 agências fechadas no Ceará

Cresce a adesão dos bancários à greve em todo o Ceará com o fechamento de 306 agências nesta sexta-feira, dia 30/9, das 447 unidades no Estado. O movimento ganhou mais força com as manifestações realizadas pelo Sindicato dos Bancários do Ceará em várias agências, na “Cachorrada dos Banqueiros”. As manifestações aconteceram nas agências Caixa da Parangaba, Itaú da Gomes de Matos e Bradesco da Bezerra de Menezes.

 Ao som de uma banda de música, foram distribuídos mil cachorros-quentes por agência. A atividade foi uma simbologia da luta da categoria contra a política intransigente dos bancos e uma forma de pedir o apoio popular.

 
“Essas manifestações são nossa resposta do Sindicato para a cachorrada dos banqueiros”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários, Carlos Eduardo Bezerra, sobre a distribuição de cachorros-quentes feita a populares de vários bairros de Fortaleza, em agências bancárias estratégicas.

Intensificar greve

Os bancários prometem intensificar em todo o país, a partir desta semana, a greve deflagrada na última terça-feira, 27. “Queremos quebrar a intransigência dos bancos públicos e privados”, diz o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeira, filiada à Central Única dos Trabalhadores (Contraf-CUT), Carlos Cordeiro. Nesta segunda-feira, 3, o comando nacional se reúne, em São Paulo, para avaliar os rumos do movimento, que paralisa bancos públicos e privados em 25 estados e no Distrito Federal

Os bancários reivindicam reajuste de 12,8%. Esse percentual representa, destacam, 5% de aumento real mais a inflação do período. Além disso, a categoria quer valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), abertura de contratações, fim da rotatividade, combate ao assédio moral, extinção de metas que consideram abusivas, mais segurança, igualdade de oportunidades e melhoria do atendimento aos clientes.

Nova Assembleia

Os bancários realizam assembleia na próxima terça-feira, dia 4/10, às 17h, na sede do Sindicato (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro).

Fonte: Sindicato dos Bancários do Ceará

Leia também

Greve dos professores cearenses: PCdoB conclama ao entendimento