Câmara Federal: João Ananias destaca Greve dos Bancários

O deputado federal João Ananias (PCdoB) voltou a falar na Tribuna da Câmara sobre a greve dos bancários, iniciada há uma semana. Ele lembrou que fez um apelo antes que a paralisação fosse deflagrada para evitar o prejuízo à população, especialmente, a mais pobre.

Os bancários reivindicam reajuste de 12,8%, valorização do piso, maior participação nos Lucros e resultados (PLR), abertura de contratações, fim da rotatividade, combate ao assédio moral, extinção de metas que consideram abusivas, mais segurança, igualdade de oportunidades e melhoria do atendimento aos clientes.

João Ananias destacou que as reivindicações são justas e fez um apelo à Presidente Dilma, aos líderes da base, no sentido de intermediarem pela resolução do impasse. “Os bancários buscaram negociar de todas as formas em vão, não restando outra alternativa”. Ele ressaltou ainda que os bancos brasileiros, para não fugirem da regra, tiveram lucros exorbitantes no primeiro semestre deste ano. Leia o discurso na íntegra:

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados:

Volto à tribuna desta Casa, para novamente falar sobre a greve dos bancários. Fiz um apelo daqui da Câmara, antes que fosse deflagrada a greve, para que se pudesse evitá-la, em função dos prejuízos à população, notadamente a mais pobre.

Os bancários buscaram negociar de todas as formas suas justas reivindicações, em vão, não restando outra alternativa se não a greve que já dura 07 dias. Destaca-se a insensibilidade do setor patronal dos bancos, que faz de conta que nada está acontecendo. Os Bancos Brasileiros, para não fugirem da regra, tiveram exorbitantes lucros no 1° semestre de 2011, 23 bilhões de reais incluindo os bancos públicos, que foram contemplados com 8 bilhões de lucros, mais ou menos 1/3 do total.

O que pedem os bancários?

– Reajuste de 12,8%, ou seja, a inflação projetada do período, acrescida de um aumento real de 5%.
– Plano de cargos e salários nos bancos públicos, reivindicação antiga, que não avança.
– Isonomia de tratamento entre bancários, pós-1998 com os de antes de 98, que tem licença prêmio e adicional por tempo de serviço – PL 6259/2005 do então Deputado Federal e hoje Senador Inácio Arruda.
– Segurança para os bancários, em função dos múltiplos assaltos e violência sofridos.

São reivindicações justíssimas que estão colocadas. Apelo ao Governo, a nossa Presidente Dilma, aos lideres da base, no sentido de intermediarem a resolução desse impasse.

Nosso povo, que depende da bolsa-família, dos créditos consignados, crédito amigo e outros serviços bancários, é quem está mais afetado pelo movimento paredista, que se radicalizou pela postura dos banqueiros em não negociar.

Essa é uma característica do capitalismo, os que mais lucram com o trabalho, são os que menos querem repartir.

Era só Sr. Presidente.

Peço que meu discurso seja publicado nos meios de comunicação desta Casa.
 


Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB)