Vereadora Bebeta solicita Audiência Pública sobre a FERROSUL

A líder da bancada do PCdoB na Câmara de Vereadores de Cruz Alta, Vereadora Elisabeth Carvalho Zavaglia Silva, a Professora Bebeta, solicitou que o legislativo encaminhe oficio ao Deputado Estadual Raul Carrion, Coordenador da Frente Parlamentar da Ferrovia da Integração do Sul (FERROSUL) para a realização de uma Audiência Pública Regional na Câmara de Vereadores de Cruz Alta.

Vereadora Bebeta - divulgação

De acordo com a vereadora, esta audiência tem como objetivo a ampliação do debate, a mobilização e a participação de nossa comunidade local e regional sobre a proposta da criação da FERROSUL, integrada pelos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que será fator de desenvolvimento econômico para a região sul e para o país.

“A ampliação das ferrovias nos estados da região sul é um pleito importante para a recuperação deste tipo de transporte para a economia gaúcha, pois, 80% das cargas do Rio Grande do Sul são transportadas por meio de rodovias, o que gera um alto custo logístico e, em conseqüência, perda na competitividade com os demais estados. Além disso, dos 28 mil quilômetros de ferrovias privatizadas, 16 mil foram desativadas pelas concessionárias, aumentando ainda mais os prejuízos” disse Bebeta.

Com a implantação da Ferrovia da Integração do Sul S/A (Ferrosul), Bebeta revela que seria a volta ao sul do país dos trens de passageiros modernos e com velocidade superior a 120 km/h, como já acontece em diversos países.

De Cruz Alta,
Rodrigo da Luz de Jesus