BA: Programa Todos pela Alfabetização ganha prêmio Darcy Ribeiro

O programa Todos pela Alfabetização (Topa) do Governo da Bahia está entre os três ganhadores do Prêmio Darcy Ribeiro. Concedido anualmente pela Comissão de Educação e Cultura e a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o prêmio reconhece instituições ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil. Além do Topa, foram selecionados a Escola Sesc de Ensino Médio, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e o Instituto Guga Kuerten, em Santa Catarina.

Eles foram escolhidos dentre as 20 indicações apresentadas pelos parlamentares. O Topa foi indicado para premiação pelo senador Walter Pinheiro, por conta da importância do programa que está mudando a realidade de milhares de baianos. A premiação será realizada em sessão solene, no dia 26 de outubro, dia de nascimento do educador Darcy Ribeiro. Os ganhadores serão premiados com medalha e diploma de menção honrosa.

O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação é concedido anualmente desde o ano 2000. Para a coordenadora do Topa, Elenir Alves, o prêmio reconhece o esforço que o Governo tem feito, colocando na ordem do dia o compromisso de alfabetizar adultos e idosos.

Para ela, o que colocou o Topa entre os ganhadores foi a dimensão do programa e sua capilaridade. “O Topa está presente em quase todos os municípios baianos e também é um programa que se destaca pela sua mobilização social. Contamos com a participação de 675 entidades dos movimentos sociais e a colaboração das prefeituras”, informa Elenir Alves.

"Os números comprovam a eficiência do Topa, que está mudando a realidade de milhares de baianos, ao oferecer o acesso à escolaridade em todo o estado. Este prêmio é o reconhecimento de um trabalho acertado do governo, que começou em 2007 e continua com uma meta audaciosa de matricular mais 300 mil pessoas nessa nova etapa", destacou o senador Pinheiro.

O Topa foi criado em 2007 para reduzir o índice de analfabetismo na Bahia. Até 2011, o programa já atendeu a 841 mil pessoas e está presente em 407 municípios. Ele traz, na sua concepção, a garantia do direito à alfabetização dos baianos. Para isso, a Secretaria da Educação firmou parceria com as prefeituras municipais e entidades de movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas.

As turmas de alfabetização estão presentes em todos os Territórios de Identidade, ocupando espaços em escolas estaduais e municipais, igrejas, sindicatos, associações comunitárias, colônias de pescadores, comunidades quilombolas, ciganas e indígenas, terreiros de culto afro, presídios e até residências de alfabetizadores, configurando, assim, uma rede colaborativa de alfabetização.

O Topa desenvolve, junto a cada turma uma proposta pedagógica que valoriza a experiência de vida e os conhecimentos dos alfabetizandos, possibilitando o acesso à leitura e à escrita a partir do seu lugar social. Após a conclusão, os alfabetizados são certificados e incentivados a continuar a escolarização na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Secom Bahia.