Começa o 36º Campeonato Mundial Feminino de Damas, em Campinas
O Campeonato é uma realização da Confederação Mundial do Jogo de Damas (FMJD) e Confederação Brasileira de Damas com apoio logístico da Liga Campineira de Xadrez e Associação Desportiva Classista Rhodia. Também apoiam o evento as secretarias de Esportes e Lazer e dos Serviços Técnicos Gerais (SETEC).
Publicado 04/10/2011 12:10 | Editado 04/03/2020 17:17

As 12 melhores jogadoras de Damas do mundo, representando nove países – Estados Unidos, China, Rússia, Polônia, Ucrânia, Holanda, Moldávia, Israel, Bielorússia, Alemanha e Brasil – participam da disputa, que vai até 16 de outubro, com jogos a partir das 15h.
Gustavo Petta, secretário de Esportes e Lazer, disse que a dama e o xadrez são 'esportes da mente' que têm o apoio da Secretaria e poderão vir também a ser adotados no currículo das escolas municipais de Campinas. “Estamos em uma discussão inicial com a Secretaria de Educação e pretendemos aprofundar a proposta de incluirmos dama e xadrez no currículo como forma de estimular a modalidade, o raciocínio, a lógica e a disciplina na formação das crianças e adolescentes”, explicou.
O presidente da Confederação Brasileira de Damas, Lelio Marcos Sarcedo, disse que Campinas foi escolhida por ser a cidade do conhecimento e que o campeonato servirá de vitrine para mais eventos desta importância. O campeonato será disputado em um aquário acústico climatizado montado na praça Rui Barbosa, atrás da Catedral Metropolitana, no centro de Campinas. O Brasil será representado pela tetracampeã brasileira, Ana Paula Araújo Brito, de Ribeirão Preto/SP, e pela estreante em torneios internacionais, Tatiane Oliveira, nascida no Recife/PE, mas com títulos pela cidade de Guarulhos/SP.
O aquário foi projetado para que o público possa acompanhar o torneio de perto, sem interferir na concentração das jogadoras. Pela primeira vez também serão usados tabuleiros eletrônicos com chips para a transmissão simultânea das partidas. A Secretaria de Esportes e Lazer vai disponibilizar também, durante o Campeonato, tabuleiros gigantes de damas e xadrez que serão colocados próximos ao aquário para serem usados pelo público que passar pelo local. A intenção é democratizar e popularizar os jogos e estimular a prática das modalidades.
Amantes do esporte, que não moram em Campinas ou não puderem se deslocar até o local do evento, podem acompanhar os resultados pelo site www.damasonline.com.br.
De Campinas,
com informações do portal da Prefeitura.