Embrapa pesquisa produção de soja superprecoce
A Embrapa está desenvolvendo uma pesquisa com uma espécie de soja superprecoce que pode ser cultivada durante todo o ano. A pesquisa é desenvolvida pela Embrapa Cerrados, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa. O ciclo da soja superprecoce, em seleção na Embrapa Cerrados, é cerca de 30% menor que o das variedades atuais, ou seja, de 90 a 95 dias.
Publicado 04/10/2011 14:52
Os genótipos em estudo, cujas sementes estarão no mercado dentro de um ano e meio, irão viabilizar a produção de safrinhas de milho, sorgo e trigo na região, além de aumentar a eficiência do sistema integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF).
O produtor nos Cerrados do Planalto Central ainda poderá colher em uma época diferenciada das demais regiões produtoras. Isso lhe permitirá obter melhores preços, já que o produto estará mais valorizado no mercado. "Essa possibilidade é muito importante para o sistema produtivo", explica o pesquisador Sebastião Pedro da Silva Neto.
As pesquisas fazem parte do programa de seleção de soja superprecoce da Embrapa, visando a sucessão de culturas na região dos Cerrados do Planalto Central.
No experimento, conduzido em Planaltina-DF, foram cultivados, em 10 de julho, 20 genótipos de soja superprecoce. Anteriormente, as mesmas variedades foram cultivadas nos períodos de 1 de fevereiro a 10 de maio, em Planaltina-DF, e de 30 de maio a 20 de agosto, em Formoso do Araguaia-TO.
Fonte: Valor