Outubro Rosa: Audiência pública debaterá Saúde da Mulher

Eliana Gomes (PCdoB) está encabeçando a campanha no âmbito do Legislativo Municipal

A Câmara Municipal de Fortaleza realiza, nesta sexta-feira (07/10), uma audiência pública para debater os desafios da saúde da mulher, em particular o câncer de mama. De iniciativa da vereadora Eliana Gomes (PCdoB), o debate faz parte da programação do Outubro Rosa, um evento internacional que tem como objetivo dar visibilidade à luta contra a doença, fortalecendo a importância do diagnóstico precoce e lutando por acesso de qualidade ao tratamento, em tempo hábil e eficiente.

“O movimento Outubro Rosa é importantíssimo, pois traz grandes reflexões para as mulheres com relação ao combate ao câncer de mama. Mas essa bandeira tem que ser levantada não só no mês de outubro e sim o ano todo. Nós temos a Lei Federal 11.664, de 2008, que assegura as ações de prevenção, detecção, tratamento e controle do câncer de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS), queremos também que essa lei seja cumprida”, salientou Eliana.

A audiência, que será realizada na Praça do Ferreira, a partir de 9h, é o lançamento oficial da 3ª edição da campanha, no Ceará. Na ocasião, serão realizados o Pavilhão do Bem, com exposição de entidades filantrópicas de apoio à saúde; atrações artísticas; prestação de serviços e o Dia D da consciência contra o câncer de mama.

No Estado, o Outubro Rosa ocorrerá em Fortaleza e outras 30 cidades do interior. Durante todo o mês de outubro, serão realizadas palestras, atos públicos, audiências, manifestações populares, mutirões de serviços, caminhadas e “bicicletadas” em todo o país. Além disso, é realizada a iluminação, em cor rosa, de prédios públicos, monumentos, igrejas, residências, shoppings, serviços de oncologia públicos e privados, entre outros.

Com isso, busca-se chamar a atenção da população para a causa. Os primeiros equipamentos que receberão a iluminação serão o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, no dia 04 e o Congresso Nacional, em Brasília, no dia 05. A ação caracterizará o lançamento oficial da Campanha no país, que tem como lema “Lutamos por agilidade e a qualidade no tratamento do câncer de mama: isso é controle social”.

Fonte: Câmara de Fortaleza