Eliana Gomes defende fortalecimento dos Programas de Moradia

Em pronunciamento nesta terça-feira, 04, a vereadora Eliana Gomes (PCdoB) abordou a Jornada da Moradia e da Reforma Urbana, que terá como ponto culminante uma mobilização em Brasília. De acordo com a parlamentar, durante a Semana Mundial dos Sem Teto, os movimentos de moradia de todo o País irão à capital federal.

Eliana explicou que a intenção da atividade é levar ao Governo Federal e ao Congresso Nacional o grito das pessoas que vivem em favelas, vilas, cortiços e ocupações em todo o país. Na pauta que será apresentada aos parlamentares, em Brasília, está a retomada da construção do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social; construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e apoio à PEC da Moradia (PEC 285).

Além disso, o fortalecimento e desburocratização do Programa de Moradia em parceria com as entidades populares, a destinação de terras públicas para habitação popular e o fim dos despejos em decorrência dos mega projetos e mega eventos.

A vereadora Eliana Gomes aproveitou o momento para abordar o Plano Diretor Participativo de Fortaleza, debatido na Casa, que teve sua votação prorrogada para o dia 10. Sobre o tema, a vereadora foi enfática, “não acredito que esta Casa vai ter um retrocesso, porque o Plano é o coração da cidade. Fiquei bastante feliz de ser feita a prorrogação”.

Em aparte, o vereador João Alfredo (PSOL) assegurou que não se pode “admitir que o Plano Diretor de Fortaleza seja desfigurado porque, no início, era uma proposta da Prefeitura para resolver algumas situações”. O parlamentar defende que o Plano não deve entregar o território do Município para o capital imobiliário.

Fonte: Câmara de Fortaleza