Sem categoria

Embaixador da Coreia do Norte abre exposição em São Paulo

Começou nesta terça-feira (4) na Câmara Municipal de São Paulo exposição sobre a República Popular Democrática da Coreia, que se estende até o próximo dia 7, no segundo andar da casa legislativa. A abertura ficou a cargo do embaixador do país no Brasil, Ri Hwa Gun. Ele foi recebido pelo vereador Jamil Murad (PCdoB) e pelos secretários de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Alfredo Cotait Neto, e do PCdoB, Ricardo Alemão Abreu.

O objetivo da exposição – composta por quadros feitas em bordado típico do país, fotos e livros – é oferecer aos paulistanos mais informações sobre o país que, apesar de manter relações diplomáticas e comerciais com o Brasil desde 2001, permanece desconhecido da maioria dos brasileiros. “É muito importante que possamos estreitar esses laços. E é uma forma de os brasileiros terem mais informação sobre a nossa cultura”, disse o embaixador.

O delicado bordado exibido nos mais de 20 quadros do acervo, mostrando as paisagens e a cultura locais, é uma das marcas da arte coreana e está sendo ensinado a artesãs de Santa Catarina.

Para Jamil Murad, “ações como essas abrem novas portas para as relações entre os países e seus povos e amplia o intercâmbio cultural”. O vereador ressaltou que “só conhecemos a Coreia pelos olhos do inimigo, e hoje estamos fazendo o movimento oposto, conhecendo o país pelos olhos de seu próprio povo”.

Alfredo Cotait Neto ressaltou que “as relações entre os dois países foram reatadas em 2001, ou seja, a apenas 10 anos, e por isso é muito importante para os dois países terem ações que ajudem a aprofundar essas relações”. Cotait colocou ainda que as fotos expostas “mostram a preocupação da Coreia na busca por melhorias para a vida de seu povo”.

A abertura da exposição terminou com a exibição do filme “Pyongyang hoje”, mostrando como é a vida na capital do país.

A exposição de quadros, fotos e livros sobre a Coreia acontece até o dia 7 de outubro, no 2º andar da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista), em horário comercial.

Relações bilaterais

Proclamada em 1948, a República Popular da Coreia busca a construção do socialismo sob o comando do Partido do Trabalho da Coreia. Tem como chefe de Estado, desde 1998, Kim Jong-il, que também exerce a função de secretário-geral do PTC.

Em janeiro de 2001, têm início as relações diplomáticas com o Brasil. Em novembro de 2005, foi feita a apresentação de credenciais de Pak Hyok, primeiro embaixador norte-coreano residente no Brasil; em seguida, foi realizada visita ao Brasil do Ministro do Comércio Exterior da RPDC, Rim Kyong-man.

Conforme dados do Itamaraty, referentes ao ano de 2010, 3,3% das importações feitas pela Coreia são de produtos brasileiros. O Brasil exporta principalmente minérios (79,8%) e fumo (tabaco) e seus derivados manufaturados (17,2%). Em contrapartida, o Brasil importa principalmente caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (25,2%) e combustíveis, óleos e ceras minerais (23,9%). O intercâmbio comercial entre os dois países no ano passado foi da ordem de US$ 142 milhões.

Fonte: Jamil Murad