Antônio Toniolo, vereador de Osasco, filia-se ao PCdoB

Com mais de 660 mi habitantes, Osasco é uma das mais importantes cidade da região metropolitana de São Paulo. Em 2008, o vereador foi o segundo mais votado da cidade e, na disputa de 2010, recebeu mais de 32 mil votos para deputado estadual.

verador Osasco

Eleito por sucessivas vezes como um dos vereadores mais votados de Osasco, Antônio Aparecido Toniolo filiou-se ao PCdoB. A cerimônia de filiação foi prestigiada pelo prefeito de Osasco, Emidio de Souza (PT), pelo deputado federal João Paulo (PT) e pelos vereadores do PCdoB paulistano, Jamil Murad e Netinho de Paula. Representantes de outros partidos e segmentos sociais marcaram presença na solenidade que ocorreu na manhã desta quarta (5) na sede do PCdoB em Osasco. Desde 1992, o vereador Toniolo tem conseguido se reeleger consecutivamente e, em 2009, começou a sua quinta legislatura na Câmara Municipal de Osasco, depois de receber significativos 8.309 votos e ser o segundo mais votado da cidade.

No ato da filiação, o vice-presidente estadual do PCdoB e vereador paulistano Jamil Murad destacou que o Partido recebe com muita alegria e responsabilidade política a filiação de Antônio Toniolo. “Estamos satisfeitos e conscientes de que o PCdoB entra numa nova fase de construção e atuação política em Osasco com a entrada do vereador Toniolo. Trata-se de um companheiro de prestígio, com destaque e densidade eleitoral. Quero parabenizar aos companheiros da direção municipal do nosso partido em Osasco que abriram as portas para novas e significativas filiações”. Jamil fez questão de expressar o papel do prefeito Emidio e afirmou que a filiação de Toniolo ao PCdoB demonstra mais uma vitória do campo progressista, que tem um projeto político amplo e consistente para Osasco.

A cerimônia contou também com a presença do vereador paulistano Netinho de Paula, que confirmou sua pré-candidatura pelo partido à Prefeitura de São Paulo em 2012 e anunciou a disposição do PCdoB para apoiar, em Osasco, uma futura candidatura do deputado João Paulo a prefeito. “Em São Paulo eu saio candidato, mas, aqui em Osasco, estamos fechados com João Paulo”, afirmou Netinho em entrevista à imprensa local.

Netinho destacou que a direção do PCdoB de Osasco tem conseguido aplicar com muita capacidade uma orientação da direção nacional do partido quanto ao crescimento e a abertura para o surgimento e a entrada de novas lideranças. Visivelmente feliz, anunciou em primeira mão novas filiações que o PCdoB tem conquistado e garantiu: “estarei aqui outras vezes do lado dos meus camaradas do PCdoB, do prefeito Emidio, do futuro prefeito João Paulo, para ajudar a construir outras vitórias”.

O prefeito Emidio de Souza (PT) também falou na solenidade de filiação. “Toniolo está do nosso lado desde meu primeiro mandato. O PCdoB é um partido irmão, tem firmeza, tem um norte e um compromisso com Osasco. Fico feliz quando um aliado mostra sua face. Hoje é um dia especial”.

“Quero agradecer a todos que me acolheram com carinho no PCdoB e a todos que ajudaram a abraçar e viabilizar essa filiação. É uma honra estar no partido de quem fui admirador – e hoje admiro ainda mais – durante tantos anos. Venho para somar forças e para enfrentar novos desafios ao lado daqueles que sempre lutaram em benefício do povo de Osasco”, afirmou Toniolo.

Outra tônica das conversas demonstrava confiança na capacidade de uma futura chapa de vereadores e vereadoras do PCdoB na cidade. Para o secretário de organização do Partido, José Luiz Shouga, o esforço pelo crescimento do PCdoB foi muito positivo e ousado. E essa ousadia e acumulo no plano organizativo e político, segundo Shouga, foi um passo também decisivo para a entrada de novas e importantes lideranças como o vereador Toniolo.

José Roberto Silva, presidente do PCdoB em Osasco, acredita que Toniolo tem densidade eleitoral até para ser candidato a vice de João Paulo. “A vinda dele para o Partido é uma vitória do nosso campo. Vamos fazer de tudo para costurar os melhores caminhos para o PCdoB. Estamos estudando, junto aos partidos do nosso campo, a forma como serão lançadas as candidaturas e o papel que cada um pode ou deve jogar. Nós, do PCdoB, estamos cada vez mais preparados para contribuir onde for preciso. Hoje, temos muito a comemorar”, finalizou.

Djalma Batigalhia, com agências