Correios marcham em Salvador e bancários fazem balanço positivo
Os trabalhadores das empresas dos Correios encerraram no final da tarde de hoje (6) uma passeata pelas ruas do centro de Salvador (BA). Segundo o sindicado dos Bancários do estado, que deu apoio à atividade, cerca de 500 pessoas participaram da marcha.
Publicado 06/10/2011 18:33
“O movimento grevista está muito forte. Tanto nós (bancários) quanto outras categorias, como os trabalhadores dos Correios estamos empenhados na conquistas de nossos direitos. Para nós, é a maior paralisação dos últimos anos”, declarou ao Vermelho o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza de Jesus.
Ele contabiliza que nos dois estados, que somam mil agências bancárias, 827 aderiram à greve. “Hoje, no 10º dia da paralisação temos mais agências que estão aderindo. É muito mais que em 2006, quando somamos 690 agências no 12º dia de greve”, comemorou Emanoel.
O dirigente sindical criticou a postura das instituições financeiras, de não negociar as reivindicações. Os bancários exigem 12,8% e os patrões oferecem 8%, o que equivale 0,56% de aumento real, segundo avaliação de Emanoel.
Sergipe
O Sindicato dos Bancários de Sergipe participou hoje de audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre o Concurso do Banco do Estado de Sergipe – Banese. Por causa da carência de bancários no banco, em decorrência da saída de mais de 300 pessoas nos últimos quatro anos, o presidente do Sindicato, José Souza, apresentou denúncia para cobrar a realização de concurso público no banco.
Durante a audiência, o procurador do Trabalho Emerson Albuquerque Resende determinou a realização de concurso até o mês de janeiro. Além disso, o banco deve apresentar a cópia da publicação do edital até o dia 31 de outubro.
"No Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2011/2012, que ainda está em discussão, consta uma cláusula que faz referência à obrigatoriedade de o Banese fazer concurso e a obrigação de convocar os aprovados em até 15 dias após a divulgação dos resultados. Pela necessidade de mais pessoal no Banese, é imprescindível constar no edital o número real de vagas e não apenas cadastro de reservas ou poucas vagas", cobrou Souza.
Amanhã (7), a partir das 8 horas, os bancários realizam a 3ª Lavagem do Banese Central para manifestar a insatisfação dos bancários com relação à proposta apresentada pelo Banco do Estado de Sergipe, e que foi rejeitada pelos baneseanos, em assembleia realizada na quarta-feira (4).
da Redação do Vermelho