Sem categoria

Dilma é recebida na Turquia como "parceira estratégica"

A presidente Dilma Rousseff desembarcou nesta quinta-feira (6) em Ancara como convidada do chefe de governo da Turquia, Abdullah Gül, que em comunicado ressaltou a importância da relação entre os dois países-membros do G-20, que vem intensificando o diálogo político nos últimos anos.

São semelhantes suas posições sobre a defesa do multilateralismo, a busca de soluções diplomáticas para tensões internacionais, melhor representatividade nas instituições de governança global e o respeito à diversidade.

Além disso, triplicou, desde 2005, o intercâmbio comercial, chegando a US$ 1,7 bilhão no final de 2010. A Turquia também negocia com o Mercosul a criação de uma área de livre-comércio.

Durante sua visita, Dilma terá reuniões de trabalho com o presidente Abdullah Gül e com o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan. Sobre a passagem da presidente brasileiras, o presidente turco destacou o Brasil como seu "primeiro parceiro estratégico e o maior parceiro comercial na América Latina", e afirmou que a visita reforçará "a cooperação bilateral e global entre os dois países do G-20 cujo perfil internacional aumenta a cada dia".

A Turquia também destacou o alto nível político e empresarial da delegação brasileira, que inclui o ministro da Defesa, Celso Amorim, com quem há dois anos negociou um acordo com o Irã sobre seu programa nuclear.

Dilma foi recebida na capital turca pela ministra de Assuntos da Mulher, Selma Aliye Kavaf. Esta é a segunda visita de um chefe de Estado brasileiro à Turquia desde 2009, quando Luiz Inácio Lula da Silva visitou o país euroasiático.

Na sexta-feira (7), Dilma se reúne com Gül, onde abordarão as relações bilaterais, que segundo Ancara alcançaram uma dimensão estratégica, como outras questões internacionais. Os dois líderes deverão ainda anunciar em Ancara uma declaração conjunta sobre a "perspectiva estratégica de uma associação dinâmica: Turquia-Brasil", e assinar acordos bilaterais de cooperação em educação superior e justiça.

A presidente também participará de um fórum de empresários de ambos os países, e embarcará para Istambul no sábado para visitar lugares históricos da cidade. Depois, será recebida no Palácio Presidencial de Çankaya, onde se reúne com o presidente turco.

No fim da tarde, Dilma parte para Istambul. No sábado (8), a presidente toma café-da-manhã com o primeiro-ministro do país. A previsão é de que no mesmo dia retorne ao Brasil.

com agências