Outubro Rosa: Sesa alerta sobre importância da mamografia

O medo do diagnóstico de câncer de mama é um dos fatores que afastam muitas mulheres dos exames de mamografias. Muitas não comparecem às unidades de saúde para realização do exame.

Essa realidade pode ser percebida comparando os números de exames realizados e ofertados na Policlínica Regional em Baturité, construída pelo governo do Estado para ampliar e facilitar o acesso a serviços e exames no interior, entre eles a mamografia. Nos últimos seis meses foram realizados na policlínica 880 mamografias, bem abaixo do total de 2.200 ofertadas.

A Secretaria da Saúde do Estado aproveita o “Outubro Rosa”, campanha feita no mundo inteiro por ONGS, com apoio de instituições públicas, para mobilizar e conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce de combate ao câncer de mama.

“Quanto mais cedo a descoberta, maiores as possibilidades positivas de tratamentos”, afirma o oncologista Luis Porto, coordenador do Comitê Estadual de Controle do Câncer, criado em 2008 pela Sesa para integrar diferentes instituições governamentais e civis nas ações contra a doença. No dia 13, às 9 horas, na sede do Comitê, Rua Papi Júnior, 1511, será feita uma moblização, com distribuição de lacinhos rosas, símbolo do “Outubro Rosa” e folderes informativos.

Há atualmente na rede pública 40 mamógrafos em funcionamento no Ceará. Esse número será ampliado com os mamógrafos das policlínicas regionais que estão em construção em todas as regionais do interior. Além da policlínica regional em Baturité, mais 21 policlínicas garantirão o acesso e realização da mamografia na própria região, perto de onde as mulheres moram. Com os novos mamógrafos, a Sesa fará uma campanha, orientando as mulheres com informações objetivas onde realizar o exame e a partir de que idade é indicado. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, a primeira deve ser feita aos 35 anos. Caso nenhuma alteração fique constada, a segunda deve ser realizada somente aos 40 anos.

O câncer é a segunda doença que mais mata no Ceará. Fica atrás apenas do AVC. No sexo feminino, o câncer que provoca mais mortes entre as mulheres é o de mama, seguido de pulmão, estômago e colo de útero. Em 2009, o câncer de mama causou a morte de 428 mulheres no Estado. Desse total, 209 tinham mais de 60 anos de idade.

Fonte: Sesa