Nagibe Melo: os professores estão de cabeça erguida
Na assembleia geral dos professores da rede pública estadual do Ceará, realizado na sexta feira, dia 7, foi aprovada a suspensão da greve que já durava mais de sessenta dias e a continuidade da mobilização e da negociação em novas condições. Um dos propuseram a suspensão foi o diretor de formação sindical do SIndicato – APEOC, Nagibe Melo, que também integra a CTB. Abaixo o Vermelho/Ceará publica a íntegra do pronunciamento do líder sindical do magistério cearense.
Publicado 08/10/2011 23:36 | Editado 04/03/2020 16:30

Boa tarde companheiros,
Boa tarde companheiras,
Quero iniciar minha defesa saudando a todos os bravos guerreiros e as bravas guerreiras do interior e da capital do Estado do Ceará que estão fazendo a maior greve da história da educação do nosso estado. Uma greve extremamente vitoriosa que nós, professores e professoras, com a nossa bravura, conduzimos, enfrentando diversos obstáculos durante estes sessenta e poucos dias de paralisação. E seguimos em frente.
Conseguimos com a nossa mobilização aglutinar apoios importantíssimos para a nossa luta, dos estudantes, dos pais e de toda a sociedade. As nossas ultimas gigantescas manifestações serviram para projetar o nosso movimento e a nossa greve além das fronteiras do Estado do Ceará e chegou a todo o Brasil e, até no exterior.
Portanto, companheiros e companheiras, a nossa greve não é mais uma questão só nossa é uma questão de toda a sociedade. E eu quero aqui conclamar que o forte sentimento de unidade que se fez presente no momento que deflagramos essa greve, que este forte sentimento de unidade também esteja presente neste momento que avaliamos ser necessário, que a melhor tática, a mais acertada, é nós suspendermos a greve, por tempo determinado, por trinta dias, e abrirmos efetivamente um canal de negociação com o governo do estado.
A nossa luta vai continuar. A nossa luta é uma luta que não vai ter fim, enquanto tivermos força, enquanto tivermos vida, para continuar essa luta. Nas assembléias que eu me pronunciei, eu coloquei que aqueles eram momentos importantes para tomarmos as decisões acertadas, mas hoje eu digo que além de ser um momento importante, é um momento decisivo.
Temos hoje a oportunidade de suspender esta greve e continuarmos negociando de cabeça erguida porque nós derrotamos o governo e nós, a categoria, estamos com a nossa alta estima elevada, prontos para retornarmos no momento que for necessário e essa assembléia avaliar.
O governo Cid Gomes está acuado, de cabeça baixa, sentido a pressão da categoria e da sociedade para resolver logo o impasse que está estabelecido. A suspensão da greve neste momento, companheiro e companheiras, é um gesto de coragem, é uma resposta nossa à sociedade cearense que clama pelo fim do impasse e pela volta da normalidade nas escolas estaduais do Ceará.
Vamos suspender a greve, continuar a luta e aprovarmos um calendário de mobilização que reforce a nossa luta em defesa da educação e em defesa dos profissionais.
Suspensão com mobilização já!
A luta continua.
Até a vitória da nossa categoria
Um forte abraço, companheiros e companheiras.
Leia também: Greve dos professores cearenses é suspensa por 30 dias