Sem categoria

Em defesa da paz, Parada do Orgulho LGBT reúne milhares no RJ

 Na tarde deste domingo (9), milhares de pessoas participavam, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, da 16ª edição da Parada do Orgulho LGBT (sigla para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). Com o tema "Somos todos iguais perante a paz – Toda forma de violência deve ser crime", o desfile deste ano reinvindicavao fim da violência contra homossexuais.

A expectativa da organização era de que, em 2011, cerca de 1 milhão de pessoas participassem do evento, animado por 15 trios elétricos. O carro que abria o desfile era do programa estadual Rio Sem Homofobia, em que estariam o deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ) e a atriz Leandra Leal. 

Os participantes foram convidados a vestir roupas brancas para simbolizar a paz, sempre mencionada no evento neste ano. De acordo com o presidente do Grupo Arco-Íris, que organiza a Parada, Julio Moreira, a intenção do desfile é, também, pressionar o Congresso Nacional a aprovar leis contra a homofobia.

O analista financeiro Geraldo Furtuoso veio de São Paulo especialmente para a parada carioca. Segundo ele, é a terceira vez que participa da passeata. “Tem que haver medidas muito severas quanto a isso. Em São Paulo, a cada 15 dias, há um crime de homofobia. Se não criarem uma lei que puna o agressor, ele vai continuar fazendo isso. É um absurdo”.

Elizabeth Procópio participa da parada LGBT há sete anos. “Eu participo mais para apoiar, para ajudar a combater a homofobia, a violência contra os homossexuais. Tenho familiares e amigos que são gays. Acho interessante a sociedade se reunir e participar. Acho que, no século 21, não cabe mais preconceito”, disse. 

Com Agência Brasil