Sem categoria

Comunistas condenam campanha direitista nos países da ex-URSS

Em reunião realizada esta semana em Moscou, diversos Partidos Comunistas de países que pertenceram à União Soviética emitiram um comunicado sobre as últimas medidas anticomunistas tomadas em países que pertenceram à extinta federação socialista euroasiática.

"O Anticomunismo não passará!"

Na área pós-soviética a histeria anticomunista está de novo plenamente em marcha. Às vésperas do aniversário da liquidação do poder soviético, em 1993, um tribunal do Cazaquistão suspendeu as atividades do Partido Comunista local.

O regime governante encontrou um pretexto ridículo para proibir os comunistas do Cazaquistão. Trata-se da participação do Primeiro Secretário do Comitê Central do PCK, Gaziz Aldamjarov, em uma reunião de uma organização não-governamental de cidadãos que ainda não está registrada.

Anteriormente, numerosos ativistas do partido foram objeto de perseguição policial. Uma das dirigentes das organizações regionais do partido, Nurijash Abdrimova, foi condenada a uma pesada multa só por que atreveu-se a dirigir-se aos trabalhadores da empresa "KasMunaiGas", que haviam se declarado em greve.

A suspensão da atividade do partido é outro ato a mais de ominosa tirania por parte das autoridades do Cazaquistão. O regime semimonarquico de Nazarbaiev não pode tolerar a única força opositora no país, que forma a consciência de classe, valorosamente luta contra as demissões em massa e o empobrecimento dos trabalhadores e trabalha de forma consequente pela amizade entre as nações.

Anteriormente, o Parlamento da Geórgia, sob as ordens de Mikhail Saakashvili, aprovou uma lei de perseguição, proibindo os membros do extinto Partido Comunista da União Soviética e da União da Juventude Comunista (Komsomol), assim como empregados das instituções soviéticas, de ocupar cargos dentro das estruturas do Estado e também de ensinar nas universidades do país.

Expressamos nossa solidariedade ao Partido Comunista do Cazaquistão e ao Partido Comunista Unificado da Geórgia. Condenamos energicamente o anticomunismo bárbaro e cavernícola dos poderes de Estado do Cazaquistão e da Geórgia.

Assinam este comunicado, até o momento,

Partido Comunista da Federação Russa
União de Partidos Comunistas – PCUS
Partido Comunista da Ucrânia
Partido Comunista de Belarus
Partido dos Comunistas da República de Moldova
Partido Comunista da Armênia
Partido Comunista do Azerbaijão
Partido dos Comunistas do Quirguistão
Partido Comunista da Ossétia do Sul
Partido Comunista da Abecásia
Partido Comunista da Transdniéstria

PADS, da Argelia

Partido Comunista de Bangladesh

Partido do Trabalho da Bélgica

Partido Comunista Britânico

Novo Partido Comunista Britânico

Partido Comunista Francês

Partido Comunista de Grécia

Partido Comunista de Israel

Partido Comunista Libanês

Partido Comunista de Luxemburgo

Partido Comunista do México

Partido Comunista da Noruega

Partido Comunista do Paquistão

Partido Comunista Palestino

Partido Comunista Filipino (PKP-1930)

Novo Partido Comunista da Iugoslávia

Partido Comunista Sul-Africano

Partido Comunista dos Povos da Espanha

Partido Comunista da Suécia

Partido Comunista da Turquia

O documento segue aberto a novas adesões

Fonte: Solidnet