Sem categoria

Lula procura um novo José Alencar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva articula uma manobra política polêmica para tentar conquistar a Prefeitura de São Paulo em 2012. Ele quer “um José Alencar” para vice de seu escolhido na disputa, o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Lula está determinado a reproduzir em São Paulo a fórmula que instalou o PT no poder nacional por 12 anos. Para conquistar o conservador eleitorado das classes A e B da capital, que há tempos barra o projeto de poder do PT em seu próprio berço, o perfil conciliador e técnico de Haddad precisaria se casar com um vice bem aceito nos meios empresarial e financeiro.

Uma das tentativas mais extremas começa a se dar com o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que acaba de desembarcar na capital paulista com título eleitoral transferido e devidamente instalado no recém criado PSD, do prefeito Gilberto Kassab, depois da benção de Lula.

Com a ajuda do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), Lula estaria tentando articular com o prefeito para que Meirelles seja o candidato a vice de Haddad. A operação é complexa, pois envolve também convencer o PT a não fazer oposição a Kassab na campanha. Por enquanto, apenas um plano B está definido: caso Meirelles seja o candidato do prefeito, o acordo fica definido para o segundo turno.

A reedição da estratégia nacional que o conduziu à Presidência da República e o ajudou a eleger a sucessora, Dilma Rousseff, é uma obsessão para Lula, afirmam lideranças petistas, incomodadas com o novo traçado.

Fonte: Carta Capital