Sem categoria

Novas greves paralisam capital da Grécia nesta quinta

O transporte público de Atenas está paralisado devido a uma greve de 48 horas iniciada nesta quinta-feira (12) em protesto pelas demissões e reduções de salários no setor.

Desde as 5h desta quinta-feira nenhum meio de transporte público circula na capital grega.
Nesta sexta-feira, os taxistas deverão se somar ao protesto, pelo que se espera um agravamento da dificuldade para a circulação dos cerca de cinco milhões de habitantes da cidade. Os donos dos 27 mil táxis do país protestarão contra a liberalização da profissão.

Entre os meios do transporte público, só continua em atividade o trem que leva ao aeroporto internacional de Atenas.

Por outro lado, os empregados municipais que coletam o lixo decidiram continuar os protestos que mantêm há duas semanas, com sete mil toneladas de lixo amontoadas nas ruas da capital.

Outra manifestação contra as impopulares medidas conservadoras e neoliberais do governo é organizada por membros do sindicato de trabalhadores da empresa de eletricidade Genop-Deh, que ocuparam o edifício central da companhia, em Atenas.

Também estão em greve nesta quinta-feira os funcionários do Ministério da Cultura, e por isso todos os locais arqueológicos e os museus, incluindo a Acrópole de Atenas, permanecerão fechados aos turistas.
Já os advogados iniciaram uma greve de sete dias contra a liberalização de sua profissão, enquanto os guardas penitenciários não trabalham hoje e os funcionários da alfândega começarão amanhã uma greve de dez dias.

Também ficarão sem trabalhar, entre esta quinta e sábado, os empregados da imprensa estatal, em protesto pelo fechamento e a fusão de diversas emissoras e de um canal de televisão, assim como a demissão de 10% do pessoal para reduzir custos.

As medidas de arrocho impostas pelo governo há um ano e meio para reduzir o enorme déficit incluem cortar 30% do funcionalismo do setor público até 2013, o que significa que centenas de milhares de funcionários serão despedidos ou passarão à aposentadoria antecipada.

Os sindicatos convocaram uma nova greve geral de 24 horas para a próxima quarta-feira (19), quando voltarão a ser paralisados os voos e a atividade econômica do país.

O primeiro-ministro grego, George Papandreou, viaja nesta quinta a Bruxelas, onde se reunirá com os presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e da zona do euro, Jean-Claude Juncker, para abordar uma provável reestruturação da dívida.

Com agências