Visitantes aprovam transformação do Zoobotânico em bioparque

A entrega da primeira etapa da transformação do zoológico Zoobotânico, na zona leste de Teresina, em bioparque, atraiu uma multidão ao local na manhã da última quarta-feira (12), Dia das Crianças. Com a presença do governador Wilson Martins, foram inaugurados o recinto dos ursos, recinto dos macacos e uma trilha ecológica.
 

Dalton Macambira - capa - Jarbas Santana
Nesses três pontos foram investidos R$ 2,2 milhões, oriundos do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur), do Banco do Nordeste.  Há a previsão de construção ainda do recinto dos leões, das jaguatiricas, dos tigres e das onças pintadas. Os projetos estão sendo elaborados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que tentará captar recursos para viabilizá-los. O custo será de R$ 5 milhões.
 
"Estamos um parque totalmente inovador e com contato com a natureza. É um bioparque moderno com um ambiente agradável e acolhedor", afirmou o governador. "O Parque Zoobotânico de Teresina é o principal centro de lazer e entretenimento da população de nossa capital, principalmente as comunidades mais carentes, que não têm alternativa de lazer nos feriados e fins de semana", afirmou o secretário de Meio Ambiente, Dalton Macambira.
 
Os novos recintos para os quatro ursos existentes, bem como o novo reduto dos primatas, que são ilhas e lagos artificiais e a trilha ecológica. "Eles permitem cada vez mais aos animais do parque ficarem próximos do seu habitat natural e ao mesmo tempo dar melhores condições para aqueles que visitam o Parque Zoobotânico", destacou Dalton Macambira.
 
 
Homenagem
 
 
Durante a inauguração do bioparque, o governador Wilson Martins e o secretário Dalton Macambira entregaram à judoca piauiense Sarah Menezes o troféu "Amiga da Criança", um reconhecimento à atleta mais premiada do Piauí por ter participado de todas as atividades referentes à criança do Zoobotânico.
 
"Sarah é exemplo de dedicação e compromisso com o esporte, o que chama atenção de toda a garotada. Sempre que realizamos a Semana da Criança no Zoobotânico, Sarah Menezes participa de nossas atividades", ressalta Dalton Macambira.
 
 Em 2008, Sarah foi campeã mundial júnior e tornou-se a primeira atleta do Piauí a disputar uma Olimpíada: a de Pequim. No ano passado, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial adulto e repetiu o feito em 2011. Além disso, subiu no pódio em quase todas as competições que participiou – tanta regularidade faz com que Sarah ocupe a terceira posição no ranking mundial.

Fonte: Jornal O Dia