PCdoB espera 500 participantes na conferência de Salvador

O Comitê Municipal finaliza os últimos detalhes para a Conferência do PCdoB em Salvador, que começa nesta sexta-feira (14), a partir das 18 horas, no auditório da Faculdade Visconde de Cairu, nos Barris, com a aprovação do regimento interno e o início da votação para a escolha da nova direção municipal. O ato político do evento será no sábado, às 10h30, no Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina, com a participação das principais lideranças comunistas e de outros partidos.

A expectativa é de cerca de 500 pessoas participem dos dois dias de Conferência. “A estimativa inicial era de 400 delegados e delegadas, mas muita gente só mandou as informações nesta quinta-feira, o que nos surpreendeu positivamente, pois mostrou que o número de pessoas que participaram dos debates preparatórios fui muito maior do que esperávamos”, afirmou o secretário municipal de Organização Hilário Leal.

A explicação para o aumento do número de participantes deve-se especialmente á decisão do partido de lançar a pré-candidatura da deputada federal Alice Portugal à prefeitura de Salvador e de ter uma numerosa chapa de candidatos à Câmara Municipal. “Ter uma chapa própria não é um problema para nós, que temos dezenas de lideranças filiadas e capacitadas para disputar o pleito. Nosso objetivo agora é focar no debate sobre os problemas da cidade para construirmos um programa de governo que atenda as necessidades do povo de Salvador”, ressalta o presidente do PCdoB em Salvador, Geraldo Galindo.

Credenciamento e votação

Para facilitar a vida dos filiados, o credenciamento para a Conferência vai começar às 16h30 desta sexta-feira (14), na Visconde de Cairu. A votação para escolha do novo Comitê Municipal e os debates dos documentos começam às 18h e se encerram 21h30. Os trabalhos serão retomados no sábado, às 9h, com a continuidade da votação e dos debates.

O ato político começa ás 10h30 e será aberto ao público, mesmo aos não filiados ao partido. Já a parte da tarde é restrita aos delegados e delegadas eleitos nos eventos preparatórios dos comitês distritais, coletivos e organismos de base. São estes militantes que vão eleger uma nova direção para o Comitê Municipal e ajudar a definir as estratégias do PCdoB para a eleição de 2012.

A Conferência do PCdoB em Salvador 2011 será também uma homenagem a Paulo Colombiano e Catarina Galindo, comunistas assassinados em junho de 2010, quando voltavam do trabalho.

De Salvador,
Eliane Costa