Conferência municipal mostra força do PCdoB em Salvador

O PCdoB em Salvador realizou uma das maiores conferências de sua história neste sábado (15/10). O encontro, realizado no Hotel Othon, contou com a participação de diversas lideranças políticas, além dos mais de 400 delegados eleitos nas dezenas de plenárias, assembléias e reuniões nas bases em que o partido atua na cidade. Muitos outros militantes também participaram como observadores para participar do debate sobre os rumos do partido nas eleições de 2012.

A pré-candidatura da deputada federal Alice Portugal à prefeitura foi o principal assunto em discussão no evento, que referendou também a decisão do partido de apresentar uma numerosa chapa de candidatos à Câmara de Vereadores. “O PCdoB tinha muitos nomes valorosos que poderiam desempenhar esta tarefa e eu me sinto muito honrada com a escolha do meu nome. Quero me comprometer com a militância que vou levar esta tarefa com a mesma garra que sempre lutamos por um Brasil melhor”, garantiu a deputada Alice Portugal.

O evento contou também com momentos emocionantes, como a homenagem prestada aos comunistas Paulo Colombiano e Catarina Galindo, covardemente assassinados em junho de 2010. “A homenagem que fazemos hoje mostra que o PCdoB reconhece o valor imaterial de seus militantes. Catarina e Colombiano foram vítimas da intolerância, daqueles que não conseguem conviver com a democracia e da luta de idéias. O PCdoB não desiste da luta incessante pelo fim da impunidade e não se calará diante da violência que calou a voz dos nossos companheiros”, destacou o presidente da CTB Bahia, Adilson Araújo, antes da exibição de um vídeo em homenagem ao casal.

Outro momento muito importante foi o anúncio da filiação de 80 representantes de religiões de matriz africana ao PCdoB. Logo após à entrega das fichas, uma das novas filiadas, a Mãe Jacira de Oya, do Terreiro Ilê Axé Ibá Luban, fez questão de entregar alguns colares e adereços do culto afro à deputada federal Alice Portugal, desejando a ela muita força e sorte durante o processo eleitoral do próximo ano.

“A Conferência foi muito vitoriosa e superou as nossas expectativas, com participação expressiva dos militantes, dos nossos amigos, simpatizantes e convidados. Fizemos um ato político bastante representativo, com a presença de deputados, vereadores e dirigentes de diversos partidos”, comemorou o presidente do PCdoB em Salvador, Geraldo Galindo.

Nova direção

A Conferência Municipal elegeu também 47 delegados e delegadas para a Conferência Estadual do PCdoB, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro, no hotel Fiesta, além da nova direção do Comitê Municipal do partido. “A chapa da direção do partido foi construída levando em conta que a direção partidária deve ser um fórum de elaboração política e como tal, a gente busca contemplar as representações do partido em base geográficas, de categorias e de setores organizados”, acrescentou Galindo.

A nova direção, composta de 39 nomes, foi escolhida após consulta e votação eletrônica dos delegados e delegadas presentes ao evento. A nova direção, que realizou sua primeira reunião logo após o anúncio do resultado, será a responsável por conduzir o partido nos próximos dois anos, inclusive durante a batalha eleitoral de 2012.

De Salvador,
Eliane Costa