Dia do Professor: Lula Morais defende valorização da Educação
Em pronunciamento na sessão plenária da última sexta-feira (14/10), o deputado estadual Lula Morais (PCdoB) lembrou a passagem do Dia do Professor, comemorado no dia 15 de outubro. Para o parlamentar, a educação deve ser valorizada, já que nas últimas décadas houve um declínio na qualidade do ensino público.
Publicado 16/10/2011 20:07 | Editado 04/03/2020 16:30
“Agora, nos últimos anos, estamos passo a passo buscando recuperar essa qualidade. O Fundef e o Fundeb foram ações fundamentais, pois a grande maioria dos jovens estão em sala de aula, mas o desafio atual é alcançar a elevação da qualidade da educação”, destacou.
Segundo o deputado, a discussão atual no Congresso Nacional é o aumento nos investimentos, através da aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Ele ressaltou também a emenda do senador Inácio Arruda que destina 50% do Fundo Social do pré-sal para a educação, destes, 80% para a educação básica e 20% para o ensino superior.
De acordo com Lula Morais, o município de Sobral hoje é um grande exemplo para o Brasil, pois no último Ideb ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) alcançou a média 6,5 só atingida por municípios de Sudeste. “Das 42 escolas de Sobral, 35 atingiram a média 6, que é a meta programa da para o ano de 2020”, enfatizou.
“Em mais um dia do professor, temos que defender a luta pela valorização da categoria, por melhores salários e condições de trabalho, pois é na sala de aula que se muda uma nação”, afirmou. O deputado lembrou que atualmente representantes do magistério e o Governo do Estado estão elaborando uma proposta que atenda as reivindicações dos professores do Ceará, na busca de uma solução definitiva que melhore a qualidade de vida dos mestres e também da educação.
No seu discurso, Lula Morais recitou a letra da música “Anjo da Guarda”, da cantora, compositora e deputada comunista do Estado de São Paulo, Leci Brandão, que fala da importância dos professores para a sociedade.
Greve dos Bancários
Lula Morais também se solidarizou, em pronunciamento, com a greve dos bancários, que já ultrapassa os 20 dias. Segundo o deputado, a categoria está sendo desrespeitada pelos banqueiros que já obtiveram, no último ano, 50 bilhões de reais de lucro. Os bancários lutam por 5% de ganho real na participação dos lucros e por aumento do piso salarial.
“São reivindicações justas. Além de oferecerem apenas 0,5% de ganho real, os banqueiros desrespeitaram a categoria quando substituíram 30 % da mão de obra, com o objetivo de reduzir os gastos com a remuneração de pessoal”, salientou.
Segundo deputado, é o sistema que mais lucra no país, no qual impera a ganância e onde não há trégua para negociação. “Não podemos esquecer que é a população a mais prejudicada com essa falta de diálogo por parte dos banqueiros”, finalizou.
Fonte: Assessoria do Deputado Estadual Lula Morais (PCdoB)