Lisboa alerta para extinção do tambaqui no Amazonas

O alerta foi feito hoje em plenário, 19, pelo deputado estadual Wilson Lisboa, líder do PCdoB na ALE-AM.

Uma audiência pública deve discutir a situação de algumas espécies de pescado que atualmente são vendidas em tamanhos abaixo da média.

“A situação é drástica. Temos que criar meios para não deixarmos essas espécies entrar em extinção. O tambaqui, por exempo, é um peixe que a população menos favorecida não come, por causa do preço. Isso é um absurdo”, afirmou o deputado.

Ainda segundo ele, os tambaquis não estão conseguindo chegar ao tamanho ideal, porque são capturados cedo demais, e a maioria das vezes, antes de se reproduzirem.

“Na audiência temos que discutir todos esses entraves. Se continuar assim, a única alternativa vai ser o controle radical e absoluto desta espécie. E isso é o que não pode acontecer”.

Uma realidade preocupante, de acordo com o parlamentar, é que o tambaqui não chega à mesa do manauense que mora nas periferias. “O tambaqui de primeira qualidade só quem consome são os ricos”, comentou o deputado.

O valor comercial da espécie é altíssimo. Quem produz o peixe em cativeiro prefere vender na capital, por meio de atravessadores, que cobram um valor exorbitante pelo quilo. Cerca de 10 quilos de tambaqui são vendidos por 150 reais nas feiras e mercados.

“Vamos acionar o Ministério da Pesca, o Ibama, Federação de Pescadores. A ideia é garantir que a pesca do tambaqui e também do jaraqui não seja ameaçada ”, afirmou o deputado.

De Manaus,
Samira Benoliel