PCdoB no RN atribui denúncias contra ministro à disputa política

Antenor Roberto reconhece que episódio terá reflexo nas eleições do próximo ano, mas elogiou postura de Orlando Silva em antecipar defesa.

Antenor Roberto
As denúncias envolvendo o ministro do Esporte, Orlando Silva que é do PCdoB, chamam a atenção para o partido que se preparava para as eleições municipais e se vê diante de um escândalo. Em entrevista ao Jornal 96 desta quarta-feira (19), o presidente estadual da legenda no Rio Grande do Norte fala sobre o assunto e como isso pode repercutir no pleito do próximo ano.

DL – Como o PCdoB recebeu a decisão da presidente Dilma Rousseff em retirar do ministro Orlando Silva o poder de decidir sobre a Copa?

AR – É preciso recordar que a nossa presença no Ministério do Esporte começou ainda na época de Agnelo, que hoje é o governador do Distrito Federal pelo PT. Existiu a política dos esportes antes e depois da era do presidente Lula. Hoje o Brasil tem uma presença mais destacada no esporte porque levou como política de Estado, então o PCdoB contribuiu muito com a sua presença e tem contribuído nesse crescimento do esporte. Mas a gente sabe que o esporte no Brasil, como tudo, tem os conflitos e relações de poder. Há muita disputa em torno disso. O PCdoB vai lutando para sobreviver nessa corda política. Há muitos interesses, divergências dentro e fora do governo que é de coalisão e a presidente Dilma tem feito essas mediações.

DL – Então o senhor atribui essas denúncias contra ao ministro Orlando Silva a uma queda de braço por espaços dentro do governo?

AR – Há uma luta política. Essa matéria que saiu na Veja é requentada, foi usada durante a campanha de Agnelo ao Governo do Distrito Federal, mas nem por isso deixa de ser importante porque a forma como foi abordada coloca o partido em uma vala comum. Mas 24 horas depois você vê uma diferença em que o ministro teve a postura de se antecipar e ir à Câmara se defender. Enquanto isso, aquele que o acusa [João Dias] não compareceu à Polícia Federal para apresentar as provas que ele disse que tinha, alegando problemas de saúde, e no entanto se reuniu com a oposição.

DL – Estamos às vésperas de uma eleição municipal, como este tipo de escândalo interfere nos planos do partido?

AR – A depender dos desdobramentos isso poderá ser explorado durante a campanha, entre os candidatos, mas pelo trabalho realizado no Ministério do Esporte, o partido vem tendo visibilidade. O partido está se armando para disputar prefeituras importantes como a de Fortaleza, Porto Alegre e São Luís.

DL – E no Rio Grande do Norte?

AR – Em todo o Brasil estamos no processo de realização de conferências, além de elegermos as novas direções do partido, entra em discussão as eleições municipais. Por exemplo, eu participei da conferência de Parnamirim que lançou a candidatura do engenheiro Walter Fernandes. Já na conferência de Apodi foi a candidatura do professor Flaviano. Aqui em Natal a nossa base aliada já saiu na frente com várias pré-candidaturas como o PDT com Carlos Eduardo, o PT apresentou Fernando Mineiro, com os quais já tivemos reunião. A ex-governadora Wilma de Faria, que sofre uma pressão muito grande para ser candidata, nós também tivemos a oportunidade de conversar.

DL – Quanto as eleições proporcionais?

AR – Chegamos a construir uma nominata própria, diante da ameaça de serem proibidas as coligações. O partido vem num ciclo de animação muito grande. Hoje o PCdoB está discutindo o problema da humanização das cidades, geralmente os oradores falam muito do trabalho realizado pelo Governo Federal. O que vamos dizer sobre as nossas cidades? Essa será a nossa linha.

Fonte: http://www.nominuto.com/noticias/politica/pcdob-no-rn-atribui-denuncias-contra-ministro-a-disputa-politica/78057/