Sem categoria

Cônsul da Líbia diz que obteve informações sobre morte de Kadafi

O cônsul-geral da Líbia no Brasil, Mohammed Ninfat, disse besta quinta-feira (20) à Agência Brasil que obteve informações confirmando a morte do presidente líbio, Muamar Kadafi. Mas ele disse que está com dificuldades de falar com integrantes do autoproclamado Conselho Nacional de Transição (CNT).

Ninfat é o chefe da Embaixada da Líbia em Brasília, já que a representação está sem embaixador. O clima na representação diplomática é de comemoração e festa. A bandeira monarquista, símbolo dos golpistas apoiados pela Otan, está hasteada no local.

Mais uma vez novas fotos de Kadafi foram queimadas e rasgadas ao som de música árabe e fogos de artifício. O representante das forças leais à Otan no Brasil disse que hoje o dia será de "muita alegria" e "felicidade".

A representação diplomática da Líbia no Brasil está sem embaixador há pouco mais de um mês. O cônsul disse que o embaixador Salem Omar al-Ezubide deixou Brasília desde que os golpistas derrubaram as autoridades em Trípoli. Para o cônsul, todos que estão hoje na embaixada "apoiam" o golpe em curso realizado na Líbia.

Em agosto, em uma ação semelhante a um arrastão, líbios leais ao autoproclamado CNT ocuparam a embaixada em Brasília, expulsando seus representantes legais e permanecem no prédio.

A bandeira monarquista utilizada pelos golpistas desde então está hasteada na embaixada. A invasão teve oposição e a polícia militar teve de intervir.

Com agências