Sem categoria

Primeira visita de Hillary à Líbia tem forte esquema de segurança

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, desembarcou nesta terça (18) na Líbia para uma visita que deve durar algumas horas. É a primeira vez que Hillary vai ao país desde o início do levante contra o governo de Muamar Kadafi, em fevereiro deste ano. O governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi um dos primeiros a defender a agressão à Líbia.

Hillary tem reuniões marcadas com líderes do Conselho Nacional de Transição e representantes de grupos de defesa de mulheres, jovens e integrantes da sociedade. A visita dela à capital, Trípoli, ocorre em meio a uma grande operação de segurança.

A visita da secretária de Estado norte-americana ao país indica o apoio dos Estados Unidos ao Conselho Nacional de Transição, que governa provisoriamente a Líbia. O órgão recebeu apoio da comunidade internacional, inclusive do Brasil, durante a 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em setembro em Nova York.

Kadafi está desaparecido desde que o conselho dominou as principais cidades do país. Porém, em mensagens de áudio, transmitidas por uma emissora de televisão da Síria, ele disse que está em território líbio e que resistirá até o final dos embates com a oposição.

Com Agência Brasil