Sem categoria

Hillary Clinton vai à Líbia para cobrar forças fiéis à Otan

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, chegou nesta terça-feira (18) à Líbia para uma visita que durou poucas horas, tempo suficiente para reunir-se com os líderes das forças fiéis à Otan que desalojaram o líder líbio Muamar Kadafi de Trípoli.

A administração de Barack Obama foi uma das defensoras da ação militar que tornou possível aos amotinados tomar o controle de várias cidades do país, com uma ação combinada com potências europeias.

Hillary reuniu-se com líderes do famigerado Conselho Nacional de Transição, que reune várias facções da oposição líbia e que, até o momento, sete meses depois de iniciado o golpe militar contra Kadafi, ainda não chegou a um consenso que permita formar um governo.

O CNT foi reconhecido como "governo de fato" durante a 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, realizada em setembro em Nova York, mesmo sem ter um líder formalmente eleito ou escolhido pelos golpistas.

A presença da secretária de Estado em território líbio tem como objetivo cobrar os golpistas para que realizem logo um acordo entre si, que possibilite a criação de um governo de fato.

O líder líbio tem conclamado a população a resistir aos golpistas em mensagens de áudio, transmitidas por uma emissora de televisão da Síria. Kadafi está em seu país e disse que resistirá até o final dos embates com os golpistas.

Com agências