Sem categoria

Turquia: mais de mil ou menos de 100 mortos?

Agências internacionais, por enquanto, apontam cifras bem mais baixas que os números estimados inicialmente pelas autoridades turcas para avaliar o número de mortos devido ao terremoto deste sábado (22)

A agência internacional Reuters, citando funcionários de hospitais no distrito de Ercis, próximo ao epicentro do tremor, indica "mais de 50 mortos" e "405 feridos".

Já a agência Associated Press, com base na TV estatal TRT, informa um total de 85 mortes: 59 em Ercis, com um total de 150 feridos, outros 25 mortos na cidade de Van, além de mais uma morte na província de Bitlis.

As autoridades turcas, no entanto, informam que várias centenas de prédios foram atingidos em Van, epicentro do tremor, e que muitas pessoas ainda estão presas nos destroços.

"Nós estimamos que cerca de mil prédios foram danificados e estimamos centenas de vidas perdidas. Podem ser 500 ou mil", disse Mustafa Erdik, chefe do Observatório de Kandilli (o principal instituto geológico do país), em uma conferência com jornalistas.

Segundo o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos, na sigla em inglês), o sismo teve profundidade de apenas 7,2 km e magnitude 7,2. Inicialmente houve indicação de que o tremor tivesse magnitude de 7,6, mas o valor foi revisado para 7,3 e por último foi estabelecido como 7,2.

Várias casas desabaram, informou a agência de notícias Anatolia, acrescentando que ao menos outros seis temores secundários ocorreram após o primeiro.

Em 1976, um tremor na cidade de Caldiran, na mesma província de Van, deixou 3.840 mortos.

Fonte: Folha