Antonio Capistrano: O PCdoB incomoda o PIG

A mídia não aceita a regulamentação dos meios de comunicação e o crescimento eleitoral do PCdoB. Por isso reage com uma campanha de difamação em cima de um partido que tem como bandeira de luta a regulamentação da mídia e a defesa do estado democrático de direito, como também, das reformas de base, reformas que ainda não foram realizadas, motivo de morte e derrubada de presidentes da república.

Por Antonio Capistrano

Veja mente
O PCdoB vem participando de todos os debates sobre esse tema por entender que sem a democratização dos meios de comunicação fica difícil um verdadeiro estado democrático de direito, com eleições realmente livres e democráticas.

O PCdoB é um partido com 90 anos de história, desde sua criação a presença dos seus militantes tem sido marcante em todos os momentos decisivo da nossa história.

Vamos encontrar os comunistas e o partido na luta pelas 8 horas de trabalho, 8 horas de lazer e 8 horas de sono, na luta pelo salário mínimo, pelo descanso semanal remunerado, por férias, pela aposentadoria por tempo de serviço, pelo 13º salário, pelo direito de greve e na luta em defesa das riquezas do país.

Quem não se lembra da Campanha, o Petróleo é nosso!

Resultado dessa luta foi à criação da Petrobras, um orgulho do povo brasileiro. Os comunistas estavam lá, foram presos perseguidos e torturados por defender as nossas riquezas, por defender o monopólio do petróleo, por defender a criação da Petrobras.

O mesmo PIG que hoje ataca o partido ficou contra, mas, a Petrobras foi criada, digo com todo orgulho, podem debitar essa criação na conta do PCdoB.

Quando ninguém falava do problema da terra, do latifúndio e da reforma agrária, o PCdoB já tinha essa questão como uma das suas bandeiras de luta e afirmava com toda convicção que essa questão era uma das causas do nosso subdesenvolvimento e, que só uma reforma agrária justa com as estruturas necessárias para a sua eficácia, poderia criar as condições para o desenvolvimento pleno do nosso país.

Outro tema que faz parte da história do PCdoB é a luta por uma verdadeira democracia, por um verdadeiro estado democrático de direito, isso só será possível com uma imprensa livre, sem o monopólio de algumas famílias.

Os comunistas, aqui no Brasil, sempre estiveram contra as ditaduras: a do Estado Novo (1937) e do Golpe Militar (1964). Por esse motivo, muitos dos seus militantes foram presos, torturados e assassinados. Enquanto isso a grande mídia (O PIG – Partido da Imprensa Golpista) estava do outro lado, defendendo o golpe, os golpistas e os interesses estrangeiros.

Ditadura sanguinária (1964) que contou com o apoio de grande parte da mídia, dos grupos reacionários e de extrema direita. Forças essas que hoje se articulam novamente em uma campanha difamatória contra o PCdoB. Eles não aceitam o crescimento do partido fato constato nas últimas eleições.

O Partido Comunista, conta hoje, com dois senadores e uma boa e eficiente bancada na Câmara Federal, sem contar dezenas de deputados estaduais, centenas de vereadores e alguns prefeitos em importantes municípios do país.

O partido tem reagido veementemente à onda de acusações contra ele realizada pelo PIG. Através de nota o conselho político do PC afirmou: “Desde o último final de semana (15 e 16 de outubro), O Partido Comunista do Brasil tem sido alvo de uma verdadeira “caçada”, só comparável as criminosas investidas que foi vítima à época de períodos autoritários da nossa história. Este ataque faz parte das ações do campo reacionário de tentar desestabilizar o governo da presidente Dilma Rousseff. Nesta “operação”, usam as armas sujas da calúnia e da mentira…”

É assim que funciona a rede da mentira, o PIG usa os meios de comunicação que lhes pertencem e com acusações infundadas, sem provas, tentam enlamear o nome de um cidadão de bem (o ministro Orlando Silva) e de um partido (PCdoB) que tem como princípios basilares, a ética e a lisura no trato do erário público.

Para finalizar, lembro a Carta-Testamento de Vargas onde ele diz: “Mas uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se novamente e se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam – e não me dão o direito de defesa…”. Esse documento demonstra o jogo sujo da grande mídia e o tipo de jornalismo que ela realiza e o pior, pautando as redações do país.

Portanto, a notícia que saiu na Veja, na Globo e no PIG, é uma falácia, notícia, que irresponsavelmente, é simplesmente reproduzida pela maioria dos jornais e rádios de todo o país sem o devido cuidado que teve ter um órgão de imprensa com a divulgação de fatos que tratam da honra de pessoas e da reputação de instituições.

Os anticomunistas se aproveitam para atacar com calúnias na tentativa de enlamear a história de um partido que tem uma bela folha de serviços prestados ao povo brasileiro. Nos seus 90 anos de existência o PC tem uma trajetória de vida que orgulha e dignificar os seus militantes. Viva todos os militantes comunistas, viva o PCdoB.

 
* Antonio Capistrano é ex-reitor da UERN, é filiado ao PCdoB