Médicos anunciam paralisação de um dia em defesa do SUS

Na terça-feira (25/10) os Médicos vão paralisar as atividades no SUS. Está programado um ato público na capital e uma assembléia de avaliação em Campinas às 19:30h no Sindimed. O objetivo é chamar a atenção para a situação precária do SUS, decorrente da falta de financiamento adequado e da desvalorização dos profissionais de saúde, em especial dos médicos que se desdobram e se sacrificam para garantir alguma assistência para a população mais necessitada.

em defesa do sus

O compromisso de atender, mesmo em condições precárias, muitas vezes faz com que o médico tenha que atuar nos limites éticos da profissão: com falta de ambiência, falta de insumos, falta de retaguarda laboratorial, que fazem com que a qualidade do atendimento seja precarizada. Todas as entidades médicas (regionais, estaduais e nacionais) se engajaram nessa mobilização de um dia, abrangendo a área sindical, associativa e ética (FENAM, CFM, AMB, CREMESP, APM, FENAM Regional São Paulo, Delegacia de Campinas do CREMESP, SMCC e Sindimed Campinas e Região).

Apesar do apoio do Conselho Federal de Medicina e do CREMESP é obrigatório que se estabeleça a classificação de risco para que as emergências não sejam negligenciadas. Em que pese que a unidade não seja de vocação de atendimento da urgência/emergência se espera que ela seja porta de entrada para qualquer evento de risco a saúde e os eventuais casos de emergência devem ter seu primeiro atendimento garantido.

Não há certeza de que as Prefeituras Municipais garantam o ponto dos profissionais que aderirem ao movimento, mas o Sindimed vai trabalhar nessa perspectiva e manterá um plantão de diretores no Sindicato durante todo o dia.

De Campinas,
Edna Madalozzo