Sem categoria

Equador prepara opções para Unasul minimizar impactos da crise

O Conselho de Economia e Finanças da Unasul prepara alternativas para reduzir os impactos da crise mundial e aprofundar a constituição da nova arquitetura financeira, anunciou a ministra equatoriana de Política Econômica, Katiuska King.

A proposta será apresentada esta quarta-feira (26) na reunião de ministros do bloco em Buenos Aires, precisou King, que preside, juntamente com a Colômbia, o grupo de trabalho preparatório com representantes dos 12 países.

O Equador lidera a definição de uma proposta integral para que o manejo de reservas dos países sirva efetivamente para financiar as necessidades atuais da região, frente a eventuais cenários da crise internacional.

É inaceitável, sublinhou a ministra, “que as reservas de nossos países continuem sendo revertidas nos países do Norte com rendimentos reduzidos e à mercê da turbulência dos mercados financeiros”.

A proposta do Equador é crítica a isso, ressaltou. “O próprio Fundo latino-americano de Reservas (Flar) deverá passar por uma mudança profunda para que funcione de acordo com as demandas da situação atual”, afirmou King.

Precisamos de um novo manejo de reservas e esperamos que isso ocorra em breve, baseado no que se está planejado na Unasul, expressou a coordenadora de política econômica do governo do presidente equatoriano, Rafael Correa.

Varias instituições do governo equatoriano trabalharam na definição da Nova Arquitetura Financeira Regional.

O Conselho de Economia deverá tomar decisões que permitam à região contar com políticas de manejo de reservas coordenadas, fortalecer o caminho do desenvolvimento e estar melhor preparados frente cenários de crise econômica no mundo, manifestou King.

Fonte: Prensa Latina