Lucia Antony defende a valorização do funcionalismo público

A vereadora Lucia Antony (PCdoB) defendeu, nesta terça-feira (25), a valorização do funcionário público que atua, hoje, em péssimas condições de trabalho e é mal remunerado embora seja obrigado a prestar um serviço de qualidade. A declaração da parlamentar foi dada durante a tribuna popular de sua autoria que foi realizada, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), em homenagem ao Dia do Professor e ao Dia do Funcionário Público comemorados respectivamente em 15 e 28 de outubro.

Lucia Antony falou sobre as dificuldades que os profissionais em educação enfrentam no dia-a-dia para exercer a profissão que embora seja importante para a preparação dos jovens, é relegada a um segundo plano com o pagamento de baixos salários e condições desfavoráveis de trabalho. “A profissão que talvez seja a mais sacrificada e expolorada hoje é a dos professores. É preciso valorizar o servidor público criando condições de trabalho e implantando um plano de cargos, carreiras e salários justo para que o funcionário possa atuar tranquilamente, sabendo que vai receber uma salário digno para sustentar a família”, afirmou a líder do PCdoB.

Como o exemplo da péssima remuneração dos educadores, Lucia Antony citou casos em que um professor com doutorado recebe salário que não chega a R$ 2 mil enquanto que profissionais que não possuem nem o mestrado ganham salários acima de R$ 10 mil. “É um disparate. É preciso fazer a correção para valorizar o servidor público e fortalecer o Estado”, enfatizou a vereadora.

O representante do Sindicato dos Trabalhdores em Educação do Amazonas (Sinteam), Marcus Libório de Lima, destacou que a principal demanda dos professores atualmente é quanto a remuneração que está abaixo do que é previsto para a categoria. “Tem municípios que não pagam nem o mínimo estabelecida por lei para o piso dos professores. Isto é algo injustificável porque hoje há verbas federais destinadas ao pagamento dos profissionais da categoria”, disse em referência ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

De Manaus,
Anwar Assi