Sem categoria

Vietnã condena bloqueio estadunidense contra Cuba

O representante permanente do Vietnã ante as Nações Unidas, Le Hoai Trung, condenou nesta terça-feira (25) o bloqueio estadunidense contra Cuba, na sessão realizada para debater mais uma vez esse tema.

"Tal medida unilateral viola a política internacional proclamada pela Carta da ONU e tem um efeito contraproducente e ilegal no plano mundial e atenta contra a vida de todo um povo", destacou Hoai Trung.

O diplomata citou também os acordos adotados pelo Movimento dos Países Não Alinhados contra tal decisão imposta à força pelo governo dos Estados Unidos. "O Vietnã", disse, "apoia o fim imediato desse bloqueio contra Cuba".

Política insensata

Ao mesmo tempo que o Vietnã condenava o bloqueio, Li Bandong, representante permanente da China na ONU, qualificava como "insensata" a política americana.

"É lamentável que durante 19 anos não se tenham cumprido as resoluções que chamam Washington a pôr fim a uma política unilateral que afeta os esforços do povo cubano para conseguir seu desenvolvimento, argumentou Bandong ante o plenário da Assembleia Geral da ONU", afirmou.

"Os Estados Unidos têm violado os principais direitos humanos ao provocar afetações na saúde, educação e alimentação dos habitantes da ilha", reforçou.

A China opõe-se firmemente à aplicação de sanções unilaterais contra qualquer país e exorta a Casa Branca a estabelecer um diálogo com Havana em condições de igualdade, a fim de avançar para o estabelecimento de relações bilaterais normais entre ambos países.

Desde 1992, a China tem apoiado a resolução "Necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba", que a cada ano é respaldada pela maioria das nações do mundo.

No ano passado, 187 países votaram a favor do fim das sanções contra a ilha, com a oposição apenas dos Estados Unidos e Israel, bem como três abstenções.

Com informações da Prensa Latina