Operários da construção civil de Pernambuco entram em greve

A partir da próxima segunda-feira (31), os operários da construção civil em Pernambuco vão paralisar os trabalhos por tempo indeterminado. A decisão foi tomada na noite desta terça-feira (25) durante assembleia do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Pesada – Marreta. Com a paralisação, mais de 70 mil operários irão cruzar os braços e duas mil obras ficaram paradas.

Segundo a categoria, a greve foi decretada depois de várias rodadas de negociação sem sucesso. Os trabalhadores reivindicam um reajuste salarial de 15% enquanto o sindicato patronal oferece um aumento de 9%. A principal alegação dos operários é que o aumento oferecido pelas construtoras não está acompanhando a valorização dos preços dos imóveis no Estado.

Além do reajuste salarial, a Marreta também cobra o aumento de 70% para 100% do pagamento de horas extras dos trabalhos realizados aos sábados. Atualmente, o piso salarial do profissional da construção civil é de R$ 807 e do servente é de R$ 607. A classe é formada por diversos profissionais, como pedreiros, marceneiros, eletricistas e encanadores.

Fonte: CTB