Wagner declara apoio a Orlando Silva na Conferência da Juventude

Jovens de toda a Bahia estão reunidos em Salvador na 2ª Conferência Estadual de Juventude, que discute e avalia as políticas públicas para o segmento no estado. A abertura do evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (28/10), com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), que além de falar da importância da juventude para o desenvolvimento do país, demonstrou sua solidariedade ao ex-ministro do Esporte, Orlando Silva, vítima de falsas denúncias de corrupção.

O discurso do governador foi o principal momento da abertura da Conferência. Wagner ressaltou que a grande participação mostra o interesse dos jovens baianos em determinar como o Estado deve atuar nas questões ligadas à juventude. "Nós entendemos que é preciso abrir um diálogo. Quando uma decisão é tomada em conjunto ela é mais forte e duradoura, por isso, convocamos os jovens a apresentar suas demandas durante a 1ª Conferência, quando eles levantaram 144 pontos, dos quais 20 foram apontados como prioritários e estão no nosso Plano Estadual da Juventude, que tramita na Assembleia Legislativa. Nessa 2ª Conferência, vamos rever toda essa discussão."

Jaques Wagner também defendeu veementemente a inocência do ex-ministro do Esporte Orlando Silva nas denúncias de corrupção feitas pelo policial João Dias e divulgadas como verdade pela mídia. O governador lembrou da militância de Orlando, um jovem do subúrbio de Salvador, que sempre lutou, juntamente com o PCdoB contra a corrupção. Declarou ainda que esperas assistir as mesmas pessoas que acusam o ministro neste momento terem que pedir desculpas, diante da evidência da inocência de Orlando Silva.

Para a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), a fala do governador é mais uma demonstração de confiança na história do PCdoB, que também foi atacado em sua honra diante das mentiras descabidas e sem provas contra o ministro Orlando Silva. “Eu, que confio plenamente que não houve, não há e nunca haverá nenhuma prova de desvio nenhum contra Orlando, me sinto muito contemplada pelo abraço solidário do governador Wagner”, disse Alice.

Maior do país

A Conferência da Bahia é a maior etapa estadual da Conferência Nacional da Juventude, que acontece em dezembro. Segundo o presidente do Conselho Estadual da Juventude, Juremar Oliveira, o processo mobilizou cerca de 60 mil jovens em toda a Bahia. “Os 2 mil delegados presentes aqui foram escolhidos nas 232 conferências municipais, 26 territoriais, 30 conferências livres, na conferência eletiva de povos tradicionais e de jovens em cumprimento de medidas sócio-educativas”.

“Eu me sinto muito orgulhoso de ter feito parte da história da Conferência de Juventude da Bahia, que é a maior conferência estadual da juventude do país. A grandeza da conferência é uma demonstração de que a grande mídia burguesa está errada, quando fala que a juventude desistiu dos sonhos, desistiu da política, desistiu da perspectiva de transformar o país, como sempre fez. Esta juventude não tem direito de desistir, como desistiu as gerações de 60, de 70, que enfrentaram o golpe e a ditadura. Eu tenho certeza que esta juventude nunca desistirá dos seus sonhos e de que está de pé a perspectiva de construção de um país diferente, de políticas públicas e de um Brasil voltado verdadeiramente para o povo brasileiro”, afirmou o presidente do Conjuve.

De Salvador,
Eliane Costa