Taxa de desemprego em setembro tem leve aumento na RMS

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Salvador (RMS) durante o mês de setembro ficou em 15,8% da população economicamente ativa (PEA), valor ligeiramente superior ao de agosto (15,6%). A informação é da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, em parceria com o Dieese, o Sistema Estadual de Análise de Dados e a Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda.

Apesar do leve incremento na comparação mensal, essa é a menor taxa de desemprego registrada para os meses de setembro ao longo da série da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Salvador (PEDRMS), iniciada em dezembro de 1996. No período, o contingente de desempregados foi estimado em 300 mil pessoas, 5 mil a mais que no mês anterior. Esse resultado deveu-se a criação de 3 mil postos de trabalho na região, número insuficiente para absorver as pessoas que ingressaram na PEA (8 mil).

O secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos, explica que a taxa está dentro do previsto. “A taxa do PIB (produto interno bruto) prevista para este ano é praticamente metade da taxa do ano passado. Em geral a população economicamente ativa tem crescido na ordem de 2%, de modo que o crescimento da ordem de 3,5% do PIB, não é suficiente para impactar ou mesmo resultar em números negativos na taxa de desemprego”.

O setor que mais gerou novos postos foi o da construção civil, seguido do comércio e do agregado outros setores, que inclui serviços domésticos e outras atividades. O saldo foi negativo nos serviços e na indústria.

Com informações da Secom Bahia.