Coleção de bonecas de pano aborda temas da “vida em movimento”
Com a temática "Vida em Movimento", a nova coleção de bonecas de pano da Associação de Mulheres em Ação, do Ceará, tem como proposta refletir os diversos movimentos da vida – meio ambiente, educação sexual e questões de gênero e raça. A Associação nasceu há 11 anos, como uma organização de mulheres que tinha o objetivo de lutar pela reforma agrária. Aos poucos, o grupo foi se articulando e se inserindo dentro das propostas da Economia Solidária.
Publicado 28/10/2011 13:52

Muitas bonecas possuem os pés de sacolas plásticas e nas roupas levam botões de latinha em uma referência ao meio ambiente. Bonecas e bonecos com órgãos sexuais, bonecas grávidas e com cordão umbilical são algumas das propostas que possuem um cunho didático e ajudam a refletir sobre a educação sexual. Com a maioria das bonecas negras, o grupo também pretende colocar em pauta questões sobre gênero e raça.
"Em 2009, surgiu a necessidade de criar algo inovador, que fizesse um diferencial. Pensamos em uma coleção de roupas, mas o nosso produto referencial são mesmo as bonecas de pano. Em 2011, as mulheres responsáveis pela criação e confecção das bonecas participaram de uma oficina de criação e a partir daí começaram as surgir as bonecas", conta Luciana Eugênio, presidente da Associação.
Para o processo criativo desta nova coleção, visitas a museus de artes e ateliês foram essenciais. "Elas precisavam sair do ambiente do lar, dos afazeres domésticos, buscar novas propostas para criação", completa Luciana.
Todas as atividades realizadas pelo grupo são de auto-gestão. As mulheres dividem todo o trabalho, desde a confecção aos artigos como limpeza e escala para programar quem deve tomar contar da loja.
Hoje a associação possui um espaço fixo para comercialização de seus produtos, denominado de Budegama, localizado no bairro Mondubim, em Fortaleza (CE), que trabalha e desenvolve os princípios da economia solidária. Além da Budegama, a AMA também participa de feiras de economia solidaria para estimular a comercialização dos produtos.
Fonte: Adital