CTB-RS reinvindica valorização do Piso Regional ao governador 

Ao final da 16ª Marcha dos Sem, que iniciou na Avenida Farrapos, na altura da Praça Pinheiro Machado, na zona norte de Porto Alegre, e finalizou na frente do Palácio Piratini, dia 27/10, o governador Tarso Genro recebeu dos líderes da Marcha a pauta de reivindicações – que também foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde (PT), no Palácio Farroupilha.

marcha dos sem - porto alegre - Divulgação/CTB-RS

O documento destaca a necessidade de que seja atendido com urgência o pedido para que o Piso Mínimo Regional do Estado volte a ser valorizado e que sejam repostas as perdas sofridas nos últimos governos neoliberais. O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), Guiomar Vidor, justificou ao governador a importância dessa reivindicação, pela necessidade dos trabalhadores voltarem a ter o poder de compra igual ao da época em que o Piso Mínimo Regional foi instituído, durante o governo de Olívio Dutra.

– Foram encontros positivos, principalmente com o governador – afirmou o presidente da CTB-RS. O Estado tem que ser indutor do processo de desenvolvimento econômico, mas também instrumento indutor da distribuição da renda. Nós queremos que o trabalhador também seja valorizado. E isso só ocorrerá com a valorização do Piso Mínimo Regional. É significativo a Marcha dos Sem voltar a ser recebida no Palácio Piratini. E a gente observa, também, que o governo do Estado manifesta interesse em atender as reivindicações do movimento sindical e do conjunto do movimento social – afirmou Guiomar Vidor.

A 16ª Marcha dos Sem foi uma demonstração de força e de unidade dos trabalhadores e dos movimentos sociais do Rio Grande do Sul. Durante duas horas, integrantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), da CUT, da Coordenação dos Movimentos Sociais e estudantis percorreram o trajeto em direção às ruas centrais da capital gaúcha.

“Foi uma marcha extremamente positiva, principalmente pelo momento que estamos vivendo em nosso país e em nosso Estado, de luta pela ascensão do movimento social”, avaliou o presidente da CTB-RS.

– Nós vemos greves e manifestações ocorrerem por todo o país com o objetivo de avançarmos rumo a novas conquistas. As lutas nacionais, como a redução da jornada de trabalho, pelo fim do Fator Previdenciário, pelo reajuste digno aos aposentados, enfim, todas essas bandeiras, que culminam com as bandeiras específicas em nosso Estado, principalmente pela valorização do Salário Mínimo Regional. Então, é o momento de conquistarmos novos espaços para que a classe trabalhadora passe a ter mais direitos – disse Guiomar Vidor.

Guiomar Vidor detalhou o conteúdo do documento conjunto entregue pelas centrais e movimentos sociais e que contém outras reivindicações, além da importância da valorização do Piso Mínimo Regional.

– São medidas que precisam ser implementadas com urgência pelo governo do Estado porque, além de importantes, abrangem todos os segmentos sociais. Elas contemplam os trabalhadores organizados em suas categorias, a agricultura familiar, o movimento dos desempregados, enfim, o conjunto de toda a sociedade, com o objetivo de obter melhor condição de vida. Por isso, é fundamental que o Estado continue investindo no processo de desenvolvimento, afirmou o presidente da CTB-RS.

Fonte: CTB-RS