PCdoB da Bahia repudia racismo de Jabor contra Orlando Silva

Os comunistas baianos manifestaram total repúdio às afirmações do comentarista Arnaldo Jabor na quinta-feira (27/10), na Rádio CBN, ao falar da saída do Orlando Silva do Ministério do Esporte."Finalmente Orlando Silva cai do galho", disse o comentarista atacando não apenas o ex-ministro, mas também o seu partido, o PCdoB.

Para a parlamentar, esta é uma declaração que flagra o que realmente ele gostaria de ter dito. O que ele realmente pensa sobre Orlando. “Porque que ele caiu do galho, ele é macaco para está no galho?”, questionou.

Olívia afirmou ainda que a muitas pessoas, como o Jabor, não suportam a ideia de um negro baiano, suburbano, de repente virar ministro e ter feito o trabalho da magnitude que Orlando fez. “Ampliou o Ministério do Esporte, atraiu uma agenda de múltiplos eventos internacionais e provou que para dirigir o país, para contribuir com um projeto de nação, não precisa nascer no berço das elites. Não precisa ter sobrenome das famílias tradicionais. E não precisa ter a pele branca”, concluiu Olívia.

As manifestações contra o comentário de Jabor já tomaram conta da internet. A União de Negros pela Igualdade (Unegro) já anunciou que vai lançar um manifesto de repúdio ao jornalista. A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, também já declarou contra o preconceito de Arnaldo Jabor.

De Salvador,
Eliane Costa