Observatório do Trabalho realiza oficina com especialistas

Um grupo de estudiosos do mundo do trabalho conheceu nesta terça-feira (1/11) o Observatório do Trabalho da Bahia, fruto de uma parceria entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A apresentação foi da supervisora dos Observatórios do Trabalho, Ângela Schwengber, que falou para representantes da Universidade Federal da Bahia, Universidade Católica de Salvador e Dieese Bahia.

Segundo o coordenador do Observatório, Frederico Fernandes, o Observatório vem construindo, desde setembro de 2010, um conjunto de indicadores, estudos e informações – a partir de diferentes bases de dados e do diálogo com lideranças, dirigentes e gestores locais. "Além disso, produzimos indicadores para formatar os planos de ação para cada um dos eixos da Agenda Bahia do Trabalho Decente", completa.

O chefe de Gabinete da Setre, Elias Dourado, que abriu a apresentação, afirmou que a implantação do Observatório é um esforço do Governo do Estado em dispor de uma ferramenta para realizar diagnósticos do trabalho na Bahia. "Dessa forma, saberemos como e onde agir para melhorar as condições de trabalho em nosso estado", assegurou.

A supervisora do Dieese, Ângela Schwengber, disse que o Observatório é um espaço para debates e compreensão do mundo do trabalho. Mas fez a ressalva de que existem muitos poucos núcleos desta natureza no Brasil. O Observatório do Trabalho da Bahia está “hospedado” no site www.setre.ba.gov.br e reúne uma base de dados com alguns estudos já produzidos pela sua equipe.

O objetivo do Observatório é assessorar e prestar apoio técnico aos gestores públicos, com informações, análises e propostas de ações em relação às questões do mundo trabalho. Nele, são desenvolvidos instrumentos que permitem o acompanhamento e a avaliação sistemática da situação de ocupação, renda e atividades econômicas no Estado da Bahia.

Fonte: Ascom da Setre Bahia