Sem categoria

Revolução na Venezuela reduziu pobreza extrema à metade

Durante este período de 12 anos desde a Revolução Bolivariana, 2,44 milhões saíram do índice de pobreza extrema na Venezuela, afirmou nesta terça (1) Elías El Juri, presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O servidor público declarou para o programa televisivo matutino Toda Venezuela, que, em 1998, existiam 5,44 milhões de pessoas que viviam em condições de indigência no país. Desde a primeira eleição do presidente Chávez, esse indicador caiu pela metade, chegando a 6,8%. A melhora se deve ao continuado e crescente investimento da administração atual em programas sociais e de inclusão, o que tem influenciado positivamente também em outros fatores.

"É importante comparar o investimento social nos anos anteriores a este Governo aos que foram feitos nesses últimos 12 anos. O investimento social passou de 36% para 62%": “A política sustentada tem como objetivo fundamental o ser humano e está encaminhada a ajudar os setores de menores recursos", explicou.

El Juri também contou que o déficit nutricional de crianças e adolescentes na Venezuela caiu de 7,7% para 2,9%, implicando em uma diminuição da evasão escolar, porque as crianças se encontram melhor alimentadas e mais dispostas para o aprendizado.

Os dados foram atualizados com base em informações do censo populacional de 2011 e de um estudo científico, ainda em processo, com previsão de término no próximo dia 30 de novembro.

Com informação da Prensa Latina