6ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos chega à Natal
Exibição acontece entre 3 e 9 de novembro e mantém os Direitos Humanos na pauta do debate nacional
Publicado 02/11/2011 12:28 | Editado 04/03/2020 17:07
Pelo terceiro ano em Natal, a militância que faz a luta pelos Direitos Humanos e Cidadania, organiza-se para mobilizar segmentos para prestigiar a Mostra, uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e seus parceiros nacionais e locais, que serve para retemperar nossas forças para os desafios cotidianos.
O evento é voltado a produções realizadas em países da América do Sul, finalizados a partir de 2007, cujo conteúdo contemple o olhar singular de cineastas sobre temas, valores e dilemas que dizem respeito à dignidade da pessoa humana. Organizada pela Secretaria de Direitos Humanos, com patrocínio da Petrobras, a mostra dedica-se a apresentar filmes que discutem temas atuais dos direitos humanos no continente sul-americano.
A pluralidade dos Direitos Humanos é uma das características da Mostra, reforçada com os filmes selecionados que, neste ano, tratarão dos Direitos de Crianças e Adolescentes, do Direito à Terra, da Cidadania LGBT, da Educação em Direitos Humanos, Democracia, das Populações Tradicionais, Quilombolas e Afrodescendentes, das Pessoas Idosas, da Saúde Mental e Combate à Tortura, das Pessoas com Deficiência, Migrantes e do Direito à Memória e à Verdade, dentre outros tantos.
Na sua 6ª edição, a mostra se apresenta como instrumento essencial para o debate, o resgate e a promoção dos Direitos Humanos e convida a celebrar e, sobretudo, refletir sobre o modo como indivíduos, Estado e sociedade podem contribuir para a realização de um roteiro para paz na humanidade, com a construção de um mundo mais justo, mais igual, mais solidário.
Como meio privilegiado de reflexão sobre o homem, seus gestos e o curso da civilização, a Mostra revela a capacidade múltipla e diversificada com que cada cultura procura seus próprios caminhos de expressão e de diálogo. No espírito e propósito de levar a experiência dos direitos humanos ao maior número de pessoas, todas as sessões da Mostra são gratuitas, e as salas de cinema são acessíveis para pessoas com deficiência física, visuais e auditivos.
De Natal,
Jana Sá