Sem categoria

Comunistas gregos defendem cancelamento da dívida

Os comunistas gregos estão convocando uma manifestação popular para a próxima sexta-feira (4), quando se pronunciarão sobre a grave crise que afeta o país. Em declaração divulgada nesta terça (1º), a direção do Partido Comunista defende a socialização dos monopólios, o desligamento do país da União Europeia e o cancelamento unilateral da dívida. Leia a íntegra.

O Partido Comunista Grego apela aos trabalhadores, aos autônomos, aos jovens da região da Ática para que se reúnam na Praça Sintagma, sexta-feira, 4 de Novembro, às seis horas da tarde. Apela a uma união, de modo que o próprio povo possa intervir mais decisivamente nos acontecimentos. Os dilemas da chantagem e da intimidação que são postos pelo governo, os partidos da plutocracia e a União Europeia devem fracassar.

Agora, é preciso que se faça ouvir bem alto: Abaixo o governo e os partidos da plutocracia!

O povo pode impedir e acabar com os sacrifícios selvagens que lhe são impostos através de novos acordos e do novo memorando feito para assegurar os lucros e a proteção da União Europeia e da Zona do Euro.

O povo deve fortalecer as lutas de classe e populares e utilizar as eleições para enfraquecer o PASOK (Sociais-democratas) e o ND (direita) e os outros partidos da plutocracia e da União Europeia. É preciso fortalecer o Partido Comunista Grego. Ao mesmo tempo, a organização popular nos locais de trabalho e nos bairros deve atuar mais decisivamente. Este é o caminho para bloquear o pior que estão trazendo, quando a crise na União Europeia e na Zona do Euro está aprofundando-se e as contradições inter-imperialistas estão em agravamento.

O povo deve agora confiar na justiça da sua causa e fortalecer-se para repelir o pior. Deve abandonar ilusões, apelos ao consenso e ao pacto social, às montagens ideológicas, dilemas que são promovidos pelos partidos burgueses.

Uma solução em favor do povo só pode existir com um Partido Comunista forte e o povo organizado, a união do povo e o contra-ataque, pelo poder popular, a socialização dos monopólios, odesligamento do país da União Europeia e o cancelamento unilateral da dívida.

Atenas, 1º de novembro/2011
O Comitê Central do Partido Comunista Grego

Fonte: Partido Comunista Grego